Penafiel evocou Centenário da Primeira Grande Guerra


O Município de Penafiel juntou-se no dia 18 de outubro, às Cerimónias Evocativas do Centenário da Primeira Grande Guerra, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, do Major General Rui Rodrigues e do Presidente do Núcleo da Liga de Combatentes de Penafiel, António Araújo, entre outras entidades oficiais.

Para António Araújo, Presidente do Núcleo da Liga de Combatentes de Penafiel, “A Liga dos Combatentes são herdeiros dos valores morais e materiais de uma história e de uma tradição patriótica e humanista, escrita pelos Homens-Soldados que lutaram na lama europeia da Flandres e Capins de Angola e Moçambique. A filosofia e os princípios da promoção dos valores, prática da solidariedade e permanente defesa dos direitos e deveres do combatente português reafirmam-se hoje, nesta Cerimónia de Evocação do Centenário da Grande Guerra.”

Ainda no âmbito das comemorações dos 100 anos da I Guerra Mundial, a Biblioteca Municipal de Penafiel com o apoio do Núcleo da Liga de Combatentes de Penafiel acolheu, no dia 17 de outubro, o colóquio “Portugal na I Guerra Mundial” que teve como oradores Coronel David Martelo e José Coelho Ferreira.

Para David Martelo, Oficial do Exército (Coronel), “Foi o destino que me empurrou para os aspetos de política internacional e europeia no que respeita aos antecedentes da I Guerra Mundial. Hoje apresento as razões da participação de Portugal na Grande Guerra, um assunto que, para os portugueses, está relacionado com África e as suas colónias. Na altura dominava a ideia de uma guerra curta e, no qual os chefes militares tiveram muita culpa. A posição portuguesa na Grande Guerra tinha fundamentos que poderíamos considerar como justos, como, a preservação das colónias, afirmar internacionalmente o novo regime republicano e fazer diferente da Espanha que se tinha declarada neutra.”

O colóquio “Portugal na I Guerra Mundial” teve como objetivo a partilha de histórias e memórias, incentivando a participação do público no reconhecimento da presença dos portugueses neste período histórico.


Para Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, “Congratulo o Núcleo da Liga de Combatentes de Penafiel por nos trazer um tema que marcou a história mundial, e pelo importante trabalho desenvolvido em datas tão marcantes como é o 9 de abril, dia em que começou a Batalha de La Lys e o 11 de novembro, Dia do Armistício, que marcou o fim da Primeira Grande Guerra.”

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários