Penafiel foi a Cidade de Lídia Jorge

"Não tenho palavras. O meu reconhecimento por estar a ouvir tantas palavras sobre a minha pessoa" afirmou Lídia Jorge perante o Escritaria, salientando ainda que "Uma Homenagem destas não tem remate"
No passado fim-de-semana, Penafiel transformou-se na  Cidade de Lídia Jorge, escritora que foi a Homenageada do Festival Literário- Escritaria 2014.
A Escritora portuguesa viu a sua Vida e Obra, os seus pensamentos, frases, textos e suas personagens,  saltar das estantes para as ruas,  passeios, edifícios, lojas, jardins da Cidade numa verdadeira Contaminação Literária, onde não faltou cinema, teatro de rua, arte pública, apresentações, cinema e conferências.

No decorrer do Escritaria, Lídia Jorge, apresentou a sua nova obra "O Organista"
 livro esse que é um conto “sobre a criação do mundo, uma fábula sobre a relação entre Deus, o Homem e o Universo”.

A apresentação da obra decorreu a 4 de Outubro no Museu Municipal de Penafiel. Várias personalidades das letras e do teatro quiseram associar-se a esta homenagem a Lídia Jorge. Entre os presentes, esteve Eunice Muñoz. José Fanha e Pilar Del Rio.

 Prémio Jornalístico- Escritaria.

Os jornalistas José Carlos Vasconcelos e Armindo Mendes venceram o prémio carreira e o prémio de jornalismo Escritaria, respetivamente.

Armindo Mendes, responsável pelo portal de informação tamegasousa.pt e correspondente da agência Lusa no Vale do Sousa e no Baixo Tâmega, venceu o prémio de jornalismo com um trabalho sobre a publicação do livro "Lagaradas Tinto", de 144 páginas, do poeta Aníbal Rodrigues.

Este prémio de jornalismo, promovido pela Câmara de Penafiel desde 2011 e que visa "distinguir a criatividade e a promoção da língua e cultura através de trabalhos jornalísticos", insere-se no Festival Literário Escritaria.


A edição de 2014 contou ainda com a inauguração de uma escultura e um mural dos escritores, no Jardim do Sameiro. Também Lídia Jorge viu uma frase sua materializada na cidade, perpetuando o acontecimento do Escritaria. "Não há livro de instruções para salvar a vida: só a literatura se aproxima desse imenso livro" encontra-se na entrada da Biblioteca Municipal de Penafiel, na principal artéria da cidade.

Nas edições anteriores do Escritaria, foram homenageados Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes e Mário de Carvalho.




Comentários