Penafiel | Livro "Um Museu de Afetos", premiado com menção honrosa no V Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus‏

O Museu Municipal de Penafiel foi distinguido com uma Menção Honrosa do V Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus, através do livro “Um Museu de Afetos”.

O projeto “Um Museu de Afetos”, desenvolvido numa parceria entre o Município e a Comunidade Escolar de Penafiel, foi distinguido entre 130 projetos, provenientes de 14 países, com Menção Honrosa na abertura do VIII Encontro Ibero-Americano de Museus, em Lisboa.

O livro “Um Museu de Afetos” foi inspirado na exposição “Cartões de São Valentim”, resultante dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4.º ano das Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês, com ilustrações a cargo de Joana Santos e Vera Pereira. Depois do sucesso destas ilustrações nas redes sociais, os Pelouros da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Penafiel desenvolveram a ideia de, a partir de uma pequena ilustração como mote inspirador, levar os alunos do 4.º ano dos cinco Agrupamentos Escolares de Penafiel a escreverem cinco contos para elaborar o livro “Um Museu de Afetos”. 

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “ O Museu de Penafiel acaba de arrecadar mais uma distinção internacional. Uma menção honrosa que nos deixa muito satisfeitos e que naturalmente nos motiva para continuar a desenvolver mais iniciativas em prol da museologia, da arte e da cultura, em Penafiel, junto da nossa comunidade. Parabéns a todos os intervenientes.

O Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é uma iniciativa do Programa Ibermuseus para premiar e apoiar projetos educativos relacionados com museus, além de reconhecer boas práticas na zona Ibero-Americana. Todos os projetos foram avaliados por um Comitê Técnico formado por 10 especialistas ibero-americanos. Os projetos premiados, juntamente com os reconhecidos com menção de honra, integrarão o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Ação Educativa, disponível no Portal Ibermuseus.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “É com enorme satisfação que recebemos esta notícia. Esta obra tem a particularidade de ter sido desenvolvida pelos mais novos, que apesar da tenra idade, já dão provas de talento e criatividade. Este prémio vai com certeza ficar registado na história do nosso Museu Municipal e na memória da nossa comunidade. Parabéns ao Museu Municipal, a toda a Comunidade Escolar e aos penafidelenses, pois este livro também é deles.

Menções honrosas do V Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus:

- Quito Silencio – Fundación Museos de la Ciudad – Equador
- Um Museu de Afetos – Museu Municipal de Penafiel – Município de Penafiel – Portugal
- Talleres Educativos en el Museo wholesale golf  Leymebamba – Asociación Museo Leymebamba – Peru
- Exposição COMUNICAR: a descoberta do outro – Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações (AMTC) – Portugal
- Recuperando el juego del Palín en la provincia de Petorca – Museo La Ligua – Chile
- Programa Educativo Cultural Fundación Museo Bolivariano de Arte Contemporáneo – Fundación Museo Bolivariano de Arte Contemporáneo – Quinta de San Pedro Alejandrino Colômbia
- Museo + Comunidad – Museo de Antioquia – Colômbia
- Identidades en foco… Una producción audiovisual entre el barrio y el museo – Museo Nacional Estancia Jesuítica de Alta Gracia y Casa del Virrey Liniers – Argentina
- Lixo é Luxo – Museu Casa dos Inconfidentes – Brasil

- Ecomuseu Recicla: alternativas para o desenvolvimento sustentável de Vila Dois Rios – Universidade do Estado do Rio de  Titleist 913 D3 Driver  Janeiro – Brasil

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários