Penafiel recebeu alunos da Licenciatura em Enfermagem da CESPU

No passado dia 22 de setembro o IINFACTS (Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde) recebeu e deu as boas-vindas aos novos alunos do 1.º ano da Licenciatura em Enfermagem da CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário).

Esta cerimónia de abertura contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Saúde; Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação e António Almeida Dias, Presidente do grupo CESPU.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “ Este é um motivo de grande orgulho para Penafiel e para todos os penafidelenses. A nossa cidade volta a acolher o ensino superior. A partir de agora dezenas de jovens vão ter formação especializada em enfermagem, uma área multidisciplinar, de grande responsabilidade e acima de tudo de enorme utilidade no ramo da saúde. A todos que iniciaram esta nova fase das suas vidas académicas, aqui em Penafiel, desejo-vos um bom trabalho e muito sucesso ao longo do curso.”

Este ciclo de estudos, agora deslocalizado do polo de Gandra da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa para o IINFACTS, situado na cidade de Penafiel, tem a duração de 4 anos e conta com mais de 30 alunos inscritos.

Fazem parte do plano de estudos o desenvolvimento de várias atividades curriculares, assim como atividades de proximidade com as populações locais. Estas atividades integram programas planeados pelo Município de Penafiel, em parceria com a CESPU.


Para Raquel Esteves, Diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, “A CESPU
concretizou mais uma das suas estratégias de implementação e dinamização da sua atividade nesta região, desta vez em Penafiel. Através de um estudo foi possível concluir que os residentes nesta área geográfica dão preferência à nossa Instituição de Ensino Superior, numa relação de proximidade/qualidade. Esta nova etapa será útil e importante para a formação dos estudantes.”


O IINFACTS, instituição que acolhe a Licenciatura em Enfermagem da CESPU, é uma plataforma ibérica, na área da Saúde, constituída para a promoção da formação especializada, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade. O Instituto envolve vários investigadores portugueses e espanhóis pertencentes à CESPU, às Universidades de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência, ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários