Grupo Folclórico de Penafiel celebra 34ºaniversário

"Hoje dia 15 de Novembro, o Grupo Folclórico de Penafiel ,esta de Parabéns. Há 34 anos atrás um grupo de pessoas , resolveu fundar um grupo que recolhesse, pesquisasse e preservasse as tradições da nossa cidade "Penafiel".
Esse grupo trabalhou afincadamente, e lançou os alicerces bem fortes,e o Grupo Folclórico de Penafiel, nunca mais parou.
Percorre km incontáveis de estrada , para mostrar a todo o Portugal , o que de melhor a história de Penafiel e das suas gentes tem. Mas não se fica pelas nossas fronteiras e já foi até vários países da Europa, sempre com imenso orgulho a representar "PENAFIEL".
Mantém bem vivas as nossas tradições, os nossos cantares, as nossa danças , os nossos usos e costumes, a maneira de ser das gentes de Penafiel, na época que representamos e aquilo que somos agora.
O G.F Penafiel realiza todos os anos um festival de folclore Internacional, CIDADE DE PENAFIEL, que já vai na sua 30ªedição,  onde para além de muitos grupos Portugueses que já participaram neste evento, e ficaram a conhecer a nossa cidade , também participam grupos de todo o mundo, tendo todos a oportunidade de conviver com outras culturas, outros povos , outras línguas.. 
Realiza também um encontro de Etnografia, em que junta muitas associações e grupos do n/ concelho ,para momentos de convívio e de conhecimento entre ambos.
Mantemos as tradições bem vivas em Penafiel, com o cantar das Janeiras e reis, entre outros eventos culturais.
Temos a nossa sede na Fonte da cruz, onde pode ser apreciada toda a nossa história , através de troféus, de lembranças,diplomas, cartazes e fotografias que ilustram os nossos 34 anos de imensa atividade.
Através deste imenso trabalho, somos um grupo, uma associação com prestigio e respeitada em todo o lado. Em qualquer parte do mundo o Grupo Folclórico de penafiel ,é ouvido e reconhecido, isso para nós e um orgulho muito grande, porque só queremos dignificar e levar bem alto e longe o nome da n/ terra PENAFIEL.
Mas para que isto fosse possível, muita gente deu o seu contributo , e o qual queremos agradecer. Desde os fundadores, que tinham como Presidente o sr Antonio Rodrigues (Paulino) , passando palas diversas direções , com presidentes com o sr Joaquim silva , e o Sr Eduardo Silva , até a atual direção , liderada por Antonio Oliveira. Todos os componentes, dançarinos, dançarinas, tocadores , cantadores, e foram muitos , todos os Sócios, todas as firmas que nos apoiam, A Câmara Municipal de Penafiel, a Freguesia de Penafiel, todos os órgãos de comunicação social que sempre estiveram conosco ,os n/ amigos que de uma forma ou de outra nos apoiam. A todos temos uma palavra de apreço , muito obrigado por estes 34 anos, Parabens ao GRUPO FOLCLÓRICO DE PENAFIEL"

Autoria do texto- Grupo Folclórico de Penafiel 

Comentários