Penafiel inaugurou requalificação do Monumento da Guerra do Ultramar

No âmbito do 96ºAniversário do Armísticio da 1ªGrande Guerra o Município de Penafiel e Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes inauguraram  a requalificação do monumento de homenagem aos penafidelenses falecidos na Guerra do Ultramar.
A cerimónia contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil, António Araújo, Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, entre outras entidades oficiais e ainda com os Núcleos da Lixa, Porto, Marco de Canaveses, Vizela e Vila Meã.

Ainda acerca do 96ªaniversário do fim da 1ªGrande Guerra, segundo nota de imprensa,para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Hoje assinalamos a assinatura do Armistício e fazemo-lo de forma sentida porque não podemos esquecer que o Armistício colocou fim ao primeiro grande conflito bélico mundial, um conflito que tirou a vida a milhões de soldados e deixou milhões de feridos. É importante lembrar a nossa presença no conflito e homenagear aqueles que deram a vida em representação de Portugal. Temos que assinalar estas datas como momento de reflexão, uma vez que as guerras nunca servem para resolver problemas mas sim para criar sofrimento. O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes é uma instituição com uma atividade muito intensa que tem sabido ler a evolução do tempo ao enquadrar-se nas novas necessidades que a sociedade vive.”

Durante a cerimónia foram ainda entregues 10 medalhas comemorativas das campanhas das forças armadas a portugueses que prestaram serviço na Guerra do Ultramar e 4 placas comemorativas a familiares de combatentes penafidelenses falecidos na Guerra do Ultramar. 
Ficam algumas fotografias a inauguração do monumento:


Comentários