Penafiel acolheu 7ºCongresso da Confederação Nacional da Agricultura

Penafiel acolheu mais de mil delegados de todo o país no 7.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura
Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, marcou presença no Congresso sobre Agricultura Familiar

No passado dia 23 de novembro, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel recebeu o 7.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura que teve como tema “Produzir, Alimentar, Lutar pela Agricultura Familiar”. O Congresso, organizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com o apoio do Pelouro do Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Penafiel, contou com a presença de Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar; Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento Rural; Manuel José Serra de Sousa Cardo, Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte, mais de mil delegados de todo o país e cerca de sessenta delegações estrangeiras.

Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, falou da importância da agricultura familiar na região Norte, “É com especial gosto e interesse que venho a este Congresso, em Penafiel, perante uma moldura humana impressionante que representa os agricultores de Portugal, os agricultores associados da CNA e as delegações estrangeiras. Na região do Norte, área de minifúndio e pequeno agricultor, a agricultura familiar tem uma especial importância e desenvolvimento. Obrigada à CNA por ter olhado para o Norte como uma área relevante da agricultura familiar. Todos nós temos a obrigação de olhar para a terra, para o território como fator de compromisso social, político e produtivo.”

Já Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, salientou a importância do desenvolvimento da atividade agrícola no Concelho, “O Município de Penafiel congratula-se por receber este Congresso, na nossa Cidade, que tem uma forte ligação à atividade agrícola e consciência da importância do mundo rural na vida das nossas comunidades. Em Penafiel, a ruralidade está muito presente e, é por isso, que o desenvolvimento rural faz parte das nossas políticas municipais. Criámos o Banco Municipal de Terras e criámos também a marca Da Nossa Terra em parceria com a Cooperativa Agrícola e a DRAPN, onde apoiamos os nossos agricultores locais no escoamento dos seus produtos. Temos também uma programa específico no apoio à agricultura biológica e agora, mais recentemente, criamos uma nova medida de isenção de IMI dos prédios rústicos a proprietários que desejem integrar o nosso Banco Municipal de Terras para que essas terras possam ser disponibilizadas àqueles que queiram trabalhar na agricultura. Também realizamos a Agrival, uma das maiores feiras agrícolas do Norte, onde o principal objetivo é promover os produtos agrícolas, a atividade agrícola e apoiar o escoamento dos produtos na zona do Tâmega e Sousa.”

O Seminário ficou marcado por três painéis temáticos – Política Agrícola Comum (PAC) e a Agricultura Familiar, PAC Agricultura/Pecuária e PAC Florestas – que teve como principal objetivo informar e esclarecer a aplicação da recente reforma da PAC, em Portugal e noutros países da União Europeia.

Para João Diniz, Membro do Executivo e do Secretariado da CNA, “Precisamos de produzir mais cereais, carne, leite, rações para a alimentação animal, entre outras produções. Os pequenos mercados de proximidade estão carregados não de produtos de venda direta, mas de problemas e falta de condições para venda e revenda dos bons produtos da agricultura familiar. Temos de produzir para alimentar e defender a agricultura familiar.”

O Congresso foi cofinanciado pela Comissão Europeia, por parte da Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através de um projeto liderado pela Confédération Paysanne de França, do qual a CNA faz parte juntamente com outras organizações idênticas, e contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.


Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários