Penafiel assinalou 96ºaniversário do armistício da 1ªGuerra Mundial

No passado sábado, dia 15 de Novembro de 2014, o Município de Penafiel e o Núcleo da Liga dos Combatentes de Penafiel, assinalaram o 96ªaniversário do armistício que colocou fim à 1ªGuerra Mundial.
Na cerimónia foi colocada uma coroa de flores junto do Monumento dos Penafidelenses Mortos na Grande Guerra e foi descerrada uma placa evocativa dos penafidelenses falecidos na guerra do ultramar. Ainda no Salão Nobre dos Paços do Concelho decorreu a cerimónia de entrega  de  medalhas e lembranças a ex-combatentes e familiares de ex-combatentes falecidos na guerra do ultramar.
Estiveram presentes várias entidades, entre as quais, o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Penafiel, Orlando Mendes e o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr Antonino de Sousa.
Marcaram presença vários núcleos da Liga dos Combatentes de vários concelhos.

Um Pouco de História...
No passado dia 11 de Novembro de 2014 celebrou-se o 96º aniversário do Armistício que colocou

 fim à 1ªGuerra Mundial que ocorreu entre 1914 e 1918.
 A contenda foi precipitada pelo assassinato do Arquiduque Francisco Fernando , herdeiro do Império Austro-Húngaro, aquando duma visita a Sarajevo. A Áustria-Húngria, apoiada pela Alemanha, declarou guerra contra a Sérvia, um mês depois do incidente de Sarajevo.
O mecanismo de alianças militares fez o resto e em poucos dias as principais potências Europeias estavam em conflito.
As ideias de ambos os lados de acabarem com a guerra rapidamente saiu frustrada e o conflito arrastou-se por 4 longos anos, provocando milhões de mortos, revoluções e mudanças geo-politicas no mapa europeu que ainda hoje têm consequências.
A aliança histórica que Portugal tem com a Inglaterra, foi a principal razão para a declaração de guerra da Alemanha contra Portugal. Em 1917, os portugueses partiram para os combates em França, na tentativa de travar os alemães. Ao todo, foram mobilizados mais de 200 mil homens e faleceram em combate cerca de 10 mil.
Apesar de ter apoiado a causa que saiu vencedora da contenda, os portugueses sofreram pesadas baixas em conflito contra os Alemães.
A batalha mais simbólica da participação portuguesa foi em Lali na zona de Flandres, Bélgica.
Na Praça do Município de Penafiel, como foi já referido,  existe um monumento em homenagem aos combatentes da Grande Guerra, com uma placa evocativa de todos penafidelenses mortos em combate na grande guerra, em África e França. Passo a citar o nome dos penafidelenses que perderam a Vida em combate.
Na França: Arnaldo Pinto; Maximiano d`Oliveira; António Pinto; Francisco da Rocha; Custódio Vieira Clemente; Manoel de Sousa Carvalhido; Antero Soares Pereira; Dario Rocha; Agostinho da Rocha; José Ferreira; José de Sousa; António Ferreira da Silva.

Em África: Sebastião Pinto; António Vieira Ferreira; Albino da Rocha Torres; Manoel Nogueira; Agostinho Rodrigues da Cunha; José Soares Dias; João Rodrigues; Joaquim Carlos da Rocha; Pedro Pacheco; Abílio Soares; Belmiro Barbosa; José de Sousa; Boaventura Rodrigues; Amaro Tomé da Rocha; Manoel Ferreira; Joaquim Teixeira; Manoel Pereira do Couto; Alfredo Teixeira; Artur de Beça Cabral; Alvaro Ferreira; Manoel Moreira; Bernardino de Freitas; Manoel da Rocha; Victorino Ferreira; José Gonçalves; António Alves da Silva;
José Teixeira; Francisco de Sousa Pinto.


Fica da parte do blog, a homenagem a todos os que perderam a vida em combate na crueldade da guerra.
Ficam algumas fotografias da cerimónia:
 Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,Dr Antonino de Sousa, fez um discurso emotivo de sentida homenagem aos penafidelenses falecidos no 1ºconflito mundial

 Ex-Combatentes na Guerra do Ultramar e familiares de ex-combatentes, já falecidos, desse conflito foram homenageados

Comentários