Penafiel promoveu “III Seminário: Intervir para Prevenir”

Decorreu no auditório do Museu Municipal de Penafiel, no dia 28 de outubro, o “III Seminário: Intervir para Prevenir”, organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel – CPCJ e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. Este seminário teve como objetivo refletir e debater sobre as problemáticas decorrentes de uma sociedade mais desenvolvida que preocupam o futuro e a proteção das crianças e dos jovens.

Esta iniciativa contou com a presença Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado e Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, de Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal e Presidente da CPCJ de Penafiel, de Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, entre vários conferencistas que partilharam experiências e conhecimentos neste dia.

Para Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, “Parabéns por esta iniciativa que traz os principais atores, as crianças que são sujeitos titulares de direitos humanos e titulares do seu destino. É muito importante que as estas Comissões sejam apresentadas à comunidade pois a sua visibilidade é fundamental para uma cultura de prevenção. Podem-se orgulhar da vossa Comissão e do vosso Município que honra o respeito pelos outros, pelo cidadão Para além do apoio dado pelas autarquias, é indispensável que cada comunidade tenha uma identidade forte, aberta ao mundo e que pense na dádiva ao outro. Se atuarmos de acordo com os valores que são os direitos das crianças seremos mais progressivos e felizes, mantendo a esperança que todos em conjunto fazemos mais e melhor e que a atuação na intervenção e prevenção seja capaz de conciliar a justiça com o amor.”

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A presença de um Alto Dirigente Nacional neste seminário constitui um reconhecimento ao trabalho desenvolvimento pela nossa Comissão e pelas restantes Comissões do país. O mundo é dinâmico e os perigos vão mudando conforme os tempos, daí que seja fundamental a organização de seminários como este para refletir e fazer face aos novos perigos, como é o caso do bullying e das redes sociais. Também é importante debater a problemática da violência doméstica que continua a ser um flagelo na nossa sociedade.”

No que diz respeito ao tema “Novos contextos familiares: Que papel para a escola e para a comunidade?”, João Lopes, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, referiu que “As crianças têm um ideal de família predefinido que se mantem apesar dos maus tratos. É por isso, importante trabalhar em sintonia com os pais. Para termos resultados positivos, é fundamental desenvolvermos um trabalho conjunto entre a escola e a família.”

Teresa Magalhães, Chefe de Serviço no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, conferenciou sobre o tema “Maus tratos nas crianças e jovens: Perceções e respostas”, “Em muitos casos, quando há uma agressão, o principal problema não são as lesões imediatas, mas sim as consequências que a longo prazo se manifestam. É preciso olhar para este problema com um olhar renovado e perceber qual é o papel de cada um de nós para diminuir estes casos.”

Para Susana Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, “O nosso município tem o dever de promover iniciativas que, à semelhança deste seminário, promovam a partilha de experiências e divulguem informação. As instituições têm um papel de intervenção importante nestes casos mas todos nós, enquanto cidadãos, temos o dever de assumir uma atitude proactiva. Quero ainda felicitar a CPCJ de Penafiel pelo excelente trabalho que desenvolve com a nossa comunidade.”

A CPCJ de Penafiel, criada em 1991 é a mais antiga, fazendo a 7 de novembro 23 anos de existência.

Para Rodrigo Lopes, Presidente da Comissão da CPCJ, “Quero agradecer à Câmara Municipal de Penafiel pelo apoio que nos tem dado, e agradecer também a presença do Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco neste seminário que aumenta a nossa responsabilidade em continuar a nossa missão. A nossa missão pauta-se pela promoção dos direitos da criança, prevenção e anulação de situações que ponham em risco a vida das nossas crianças e jovens. Penafiel tem um longo historial no que respeita à proteção de crianças e jovens, daí que a nossa aposta passe pela prevenção em estreita articulação com as escolas, IPSS’S, serviços de saúde, forças de segurança (GNR) e também com o Ministério Público em situações mais delicadas. É extremamente importante o trabalho de proximidade com as famílias, já que as nossas áreas mais problemáticas são as situações de violência domestica, a negligência e o absentismo escolar.”


O “III Seminário: Intervir para Prevenir” contou ainda com um momento musical a cargo da Tuna formada pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Pinheiro

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários