Penafiel | São Martinho recebeu milhares de pessoas

Castanhas Assadas, Vinho novo, artesanato, cantares ao desafio, feira pelas ruas da cidade, carrosséis, farturas e Tortas de S.Martinho, foram alguns dos ingredientes que ditaram mais um sucesso do S.Martinho em Penafiel.
Durante 11 dias, milhares de pessoas acorreram à cidade de Penafiel para festejar o seu padroeiro.
Apesar da chuva que foi ameaçando, a animação contagiou todos os Penafidelenses e forasteiros que não quiseram perder a oportunidade de visitar uma das maiores e mais dinâmicas feiras comerciais do distrito do Porto, 
Por estes dias, as ruas da cidade de Penafiel ficaram preenchidas pela festa, que tinha ao dispor uma grande variedade de produtos, desde os sectores de vestuário e calçado, têxteis, lar, ferragens e ferramentas, maquinaria agrícola e até comerciantes de gado, com a tradicional feira do gado bovino e cavalar.
No Pavilhão de feiras e exposições e no Campo da Feira estiveram montados verdadeiros parques de diversões, onde estavam presentes inúmeros carrosséis para todas as idades, gostos e feitios. Nos referidos locais e um pouco por toda a cidade, não faltaram também rulotes de cachorros e de farturas quentes.
Falar de S.Martinho é falar de Gastronomia e esta festa apresentou, como já é tradição, uma oferta gastronómica de comer e chorar por mais.
Nos restaurantes e tasquinhas da cidade multiplicaram-se as provas de vinho novo, fazendo jus ao ditado "pelo S.Martinho vai à adega e prova o vinho".
No lugar de puços, as pessoas tinham a oportunidade de, na compra duma caneca, fazer a prova dos vinhos da região, sendo que este ano foram vendidos cerca de 200 mil litros de vinho.
 A acompanhar o vinho novo, não faltaram castanhas assadas, rojões, papas, iscas de bacalhau, pão com chouriço e tortas de S.Martinho, ao som de uns brejeiros cantares ao desafio e de atuações de grupos folclóricos e etnográficos do concelho, que deram a Penafiel um ambiente único.
Dia 11, Feriado Municipal e Dia de S.Martinho, teve o seu ponto alto com a missa solene em honra de S.Martinho, que este ano se realizou na Igreja da Misericórdia devido a obras na Igreja Matriz. A celebração teve a participação de centenas de pessoas. Decorreu ainda um peditório para ajuda do restauro da matriz.
Chegada a feira ao fim, pode-se dizer " a tradição ainda é o que era".
Ficam algumas fotografias da festividade

 Praça Municipal

 Avenida Egas Moniz e Sacadura Cabral

 Rua de Puços
~
 Praça Municipal

Carrosséis no Largo da Feira

Comentários