Projeto de “Intercâmbio Cultural” junta alunos de Penafiel e alunos da Cidade Germinada Peñafiel (ESP)

No âmbito do projeto de “Intercâmbio Cultural”, Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação receberam, no passado dia 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,44 alunos e 3 professores do Instituto Conde Lucanor da cidade germinada Peñafiel, Espanha. A receção contou também com a presença de alunos do 9.º ano de escolaridade e professores da Escola Básica Penafiel Sul, do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo.

Este projeto de importância educacional, iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 e tem como objetivos a formação cultural e cívica dos alunos, fomentar a união entre duas culturas diferentes, desenvolver competências a nível da solidariedade e cooperação e ainda desenvolver o espírito de observação e espírito crítico.

Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, falou da história da Cidade e salientou a importância da partilha de conhecimentos das duas cidades germinadas, “É com muito gosto que vos recebemos no nosso Salão Nobre. Este projeto que vos traz à cidade de Penafiel, nasceu pela vontade de uma direção de turma, em que a Escola e o Município deram todo o apoio ao desenvolvimento do Intercâmbio Cultural que não se circunscreve apenas aos encontros. Este Intercâmbio é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano, onde certamente enriqueceram o vosso conhecimento em relação a cada cidade. Espero que voltem a Penafiel e que recordem a Cidade com momentos de partilha e amizade, porque o povo penafidelense é conhecido pelas suas qualidades de bem receber.”

Já Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu a importância dos jovens como elo de ligação entre as comunidades, “Os nosso alunos são sempre parceiros muito importantes, onde o Município de Penafiel presta todo o apoio necessário. Da mesma forma que, para a Educação é importante termos encontros extracurriculares, na área das Germinações, os jovens são um elo de ligação fundamental para com as comunidades. A Escola e os professores estão de parabéns pelo desenvolvimento deste projeto de Intercâmbio Cultural.”


O “Intercâmbio Cultural” com base educativa e sociocultural, permite a realização de experiências para além da aprendizagem de conteúdos formais escolares, facilitando o trabalho socializador da Escola. Este projeto fortalece ainda os laços entre professores, alunos portugueses e espanhóis das duas cidades geminadas. 

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários