Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado em Penafiel

No passado dia 3 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, em parceria com a Fundação Manuel Leão e a Câmara Municipal de Penafiel, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, junto de alunos com necessidades educativas daquele Agrupamento. A iniciativa contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, António Cunha, Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo e Duarte Ribeiro, Diretor Executivo da Fundação Manuel Leão.

António Cunha, Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, salientou a importância do direito à igualdade na educação, “Somos um Agrupamento de referência para alunos de baixa visão, no qual temos uma unidade de apoio à multideficiência e somos especialistas na educação bilingue para os alunos. Temos 850 alunos, dos quais 130 são alunos com necessidades educativas e é importante que, se reafirme diariamente no nosso Agrupamento, o direito à educação de todos os indivíduos, tal como está escrito na Declaração Universal dos Direitos do Homem. É com muito orgulho que vejo os nossos parceiros estratégicos como a Câmara Municipal de Penafiel e a Associação de Pais a acreditar no nosso trabalho.”

No decorrer da iniciativa foram entregues equipamentos e ferramentas educativas adaptadas para os alunos com necessidades educativas do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.

Já Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, destacou o trabalho desenvolvido por aquele Agrupamento, “Assinalar o Dia Internacional das Pessoas com
Deficiência é uma manifestação de sensibilidade. É muito importante o envolvimento de parceiros de referência na oferta de materiais adaptados para os nossos alunos, contribuindo para uma sociedade mais coesa e inclusiva. Agradeço ao Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol das crianças e jovens portadores de deficiência.”

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, é promovido pelas Nações Unidas desde 1998.


Também Duarte Ribeiro, Diretor Executivo da Fundação Manuel Leão, referiu a importância da aposta em material adaptado, “Uma Escola verdadeiramente inclusiva deve ser uma prioridade na educação, uma vez que a função da Escola é promover uma educação de qualidade. A Fundação Manuel Leão preocupa-se com a inclusão de alunos com necessidades especiais, onde fomos pioneiros ao termos editado um livro de poesia em braile com imagem em relevo. Também nos preocupamos com uma educação qualificada e com o verdadeiro sentido de cidadania e acarinhamento pela diferença. Que esta iniciativa leve outras instituições a darem este passo.”

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários