Mensagem de Natal oficial do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa

"Caras e caros Penafidelenses:

O Natal aproxima-se a passos largos e do ano de 2014 vamos contando os últimos dias.
Ao longo deste ano, o primeiro do mandato, procurei sempre honrar o compromisso que assumi convosco de basear todas as políticas municipais em 2 princípios essenciais: rigor e seriedade nas contas e humanidade, proximidade e sensibilidade social. Em todas as políticas municipais procurei concretizar 3 objectivos fundamentais: a coesão social – para um concelho mais solidário; a coesão territorial – para um concelho que se desenvolve e progride a uma só velocidade; e a competitividade territorial – para um concelho capaz de atrair investimento, criar riqueza e gerar emprego.

Por isso, neste primeiro ano de governação reforçamos as medidas do Plano Municipal Solidário, para podermos apoiar um maior número de concidadãos em dificuldades. E celebramos protocolos, com várias Instituições de Solidariedade Social do concelho, para que as medidas do Plano Municipal Solidário pudessem ser solicitadas nessas mesmas instituições e para que os nossos concidadãos mais carenciados não necessitassem de se deslocar à cidade de Penafiel. Ao longo deste último ano, a Câmara Municipal apoiou muitas famílias penafidelenses no pagamento da renda de casa, na aquisição de medicamentos, no pagamento da electricidade, na inserção de jovens no mercado de trabalho através dos estágios profissionais e através de muitas outras medidas de cariz social. Hoje, temos um concelho claramente mais coeso e mais justo, em termos sociais. 

Mais recentemente criámos um Plano Municipal de Atracção de Investimento. Trata-se de um Plano constituído por um conjunto coerente e significativo de medidas com o objectivo de reforçar, melhorar e tornar o nosso concelho mais competitivo e ainda mais apelativo para o investimento. Estas medidas estão agora a ser implementadas e esperamos que em breve os resultados comecem a surgir, com mais investimentos no concelho e mais postos de trabalho a serem criados. O desemprego constitui um sério flagelo social, que queremos ajudar a combater.

Mas, ao longo do último ano, o concelho de Penafiel foi palco de vários eventos de dimensão nacional. O festival literário Escritaria, que este ano homenageou a escritora Lídia Jorge ou a Agrival, que este ano contou, pela primeira vez em 35 anos de existência, com a visita de um Primeiro-Ministro, são apenas dois exemplos de muitos que poderia aqui deixar.

Apesar das imensas dificuldades e constrangimentos que estamos a atravessar, há obras em curso em todas as freguesias do nosso concelho. Não são obras de milhões, porque este não é o tempo das obras de milhões. Mas são obras de proximidade, que vão ao encontro das necessidades dos nossos concidadãos e que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida.

Na Educação, no Ambiente, no Turismo, no Desporto e em outras áreas da governação municipal, foram também muitas as dinâmicas que ao longo do último ano se fizeram sentir num concelho mais desenvolvido e mais harmonioso.

Alicerçados nos princípios e objectivos definidos e apresentados no início do nosso mandato, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento do nosso território e pela promoção da nossa comunidade, tendo sempre presente na governação municipal os mais frágeis e que mais necessitam de ter no Município um porto de abrigo. Este é um tempo de fé. Um tempo de alegria e de solidariedade.


Quero pois, nesta oportunidade, desejar a todos os penafidelenses um Santo e Feliz Natal, na companhia daqueles que mais amam. E que o ano novo nos traga tudo aquilo que o ano velho nos recusou. Mas que nos traga, sobretudo, um concelho cada vez mais desenvolvido, mais próspero, mais moderno e mais solidário. "

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Paula Mota disse…
Feliz natal sr presidente
para si e familiares