1ªLiga : Penafiel perde com Gil Vicente (2-1)

fotografia- Direitos Reservados- Mais Tvi
À 16.ª jornada o Gil conseguiu vencer a primeira batalha da guerra pela permanência. Num cenário bélico, com duas expulsões para cada lado, muito sofrimento e uma luta exacerbada por pontos, Simy apontou de cabeça o golo que faz o galo cantar vitória pela primeira vez na presente edição da Liga. 
Batalha de aflitos em Barcelos. Os jogadores levaram este espírito à letra e entraram para o relvado dispostos a deixar tudo em campo. O que escasseou em talento sobrou em entrega e em disponibilidade para o jogo. Fruto disso mesmo foram as quatro expulsões registadas. A falta de jogadores com capacidade técnica, mas acima de tudo discernimento para encarar cada lance com tranquilidade, fez com que faltassem armas a esta luta. 
José Mota fez duas estreias na sua equipa, fazendo alinhar Ricardinho pela primeira vez no principal escalão do futebol português. Rúben Ribeiro, reforço que chegou no decorrer da semana, assumiu papel de destaque no setor intermediário. Já Rui Quinta mexeu em quase meia equipa, fazendo quatro alterações me relação ao jogo com o Benfica. 
  
Os primeiros quarenta e cinco minutos do encontro foram muito acidentados, com uma expulsão para cada lado e um golo no último fôlego antes do apito de Bruno Esteves para o descanso. A posição ocupada pelas duas equipas na tabela classificativa obviamente que condicionou o jogo, jogando-se essencialmente por pontos e com o intuito de tentar criar perigo sem arriscar. 
  
O número de soldados de cada exército oscilou e muito do confronto cingiu-se a esta variável. Jander deixou o Gil em inferioridade, mas curiosamente a equipa da casa até esteve melhor neste período. Dez minutos depois, foi a vez de Mbala terminar a sua fugaz passagem pelo encontro, sendo expulso com o acumular de duas cartolinas amarelas.   
  
Quando se poderia esperar que o Gil, novamente em igualdade numérica, pudesse melhorar a sua prestação, foi o Penafiel a dar um safanão no jogo. Rabiola deu o melhor seguimento a um lançamento do defesa Bura e depois de se desenvencilhar de Enza-Yamissi não desperdiçou na cara de Adriano. 
Se a primeira parte havia sido tumultuosa, o segundo tempo começou ainda mais acidentado para o Penafiel, que de uma assentada ficou reduzido a nove elementos, e viu o Gil Vicente empatar o encontro. Coelho travou Diogo Viana em falta no interior da área e foi expulso. 
 Voltava a mexer o número de soldados, passava a gora a jogar com mais homens depois de João Vilela ter reestabelecido a igualdade. A perseguir a primeira vitória, o conjunto de José Mota encostou o Penafiel às cordas, passou quase que a jogar exclusivamente no meio campo duriense, adivinhando-se a reviravolta no marcador. 
 Simy assume o estatuto de herói ao fazer o golo que garantiu os três pontos. Faltava cerca de um quarto de hora para o final quando o gigante avançado garantiu o triunfo na sequência de um pontapé de canto apontado por Diogo Viana. 
 Repetiu-se o resultado de há cerca de três semanas, quando as duas equipas mediram forças neste mesmo palco em jogo a contar para a Taça de Portugal. O galo canta vitória, pela primeira vez. Continua a segurar a lanterna vermelha, mas ganhou terreno ao seu adversário desta tarde. 


Notícia/fotografia partilhada de: 
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-gil-vicente-penafiel-cronica/54b2c5480cf293f09e9628b8.html

Comentários