Cidade de Penafiel | Revista do Ano 2014

Revista do Ano  2014 em Penafiel
Principais acontecimentos e eventos realizados na nossa cidade durante 2014


Janeiro
- Centenas de pessoas participaram no Encontro de Janeiras 2014. Dezenas de grupos etnográficos e folclóricos do concelho brindaram todos os presentes com cânticos alusivos aos Reis, ao menino Jesus e de votos de bom ano.
- Em janeiro o Futebol Clube de Penafiel defrontou o F.C.Porto e o Sporting Clube de Portugal em jogos a contar para a Taça da Liga. Apesar de sair derrotado nas duas partidas, foi uma das marcas da excelente época realizada pelo clube da nossa cidade.
- No dia 30 de Janeiro os alunos do Centro Escolar de Penafiel levaram a cabo, no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a atividade Cantar os Reis.
Dezenas de crianças cantaram os Reis para toda a comunidade, num encontro de convívio entre pais, alunos e professores, onde se reviveu a tradição desta época.
Começou com a encenação da chegada dos Reis Magos à cabaninha do Menino Jesus, seguido do cantar os Reis pelas diversas turmas e anos de escolaridade.
No final alguns pais e os professores também cantaram os Reis para todos os presentes.
A representar a Junta de Freguesia esteve Dr.Micael Cardoso e a representar a Câmara esteve o Dr Rodrigo Lopes.


Fevereiro
- Segundo um estudo da Bloom Consulting, Penafiel foi considerado o melhor concelho para se viver, investir e visitar na Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.Este ranking nacional dos 308 municípios foi elaborado tendo em conta 3 dimensões: investimento; turismo e habitantes/talento/viver e contou com a analise de dados estatísticos de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatísticas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Portal Pordata.
Para além do ranking nacional, a Bloom Consulting elaborou um ranking da região Norte, no qual coloca Penafiel no top 25, mais concretamente no 16º lugar da classificação geral.
- Nos dias 7, 8 e 9, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel acolheu a 3ªFeira de Artigos de Pesca, num evento organizado pelo Clube de Pesca e Caça de Penafiel, em parceria com a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Março
- No dia 3 de Março, a Cidade de Penafiel festejou o seu 244ºaniversário. Foi a 3 de Março de 1770 que o Rei D.José I elevou a Vila de Arrifana de Sousa a categoria de Cidade com o nome de Penafiel. Durante todo o mês foram várias as atividades inseridas nas comemorações. Como já vem sido tradição, no dia da cidade, foram homenageadas várias personalidades e instituições. Este ano foram: APADIMP , Casa do Gaiato de Paço de Sousa, José Alberto Nunes Ferreira Gomes, Padre Agostinho Cesário Jardim Moreira, Joaquim Francisco Alves Ferreira de Oliveira, Manuel Mário Ferraz da Veiga Ferreira; Medalhas de Mérito Municipal Dourada: Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Associação Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe, Associação para o Desenvolvimento de Guilhufe, Associação para o Desenvolvimento de Galegos, Associação para o Desenvolvimento de Lagares, Associação de Desenvolvimento da Vila de Paço de Sousa, Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos, Associação Solidariedade Social de Vila Cova, Casa do Povo de Peroselo, Casa da Sagrada Família, Centro Social de Recesinhos e o Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo.
- Os Festejos do Carnaval voltaram a mascarar a Cidade de Penafiel. Cortejos e os Bailes de Máscaras, com muita sátira à mistura,  marcaram o entrudo penafidelense.
-  Inserido nas comemorações do 3 de Março, realizou-se o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e motorizado que contou com a participação das corporações de Bombeiros do Concelho; Penafiel, Paço Sousa e Entre-os-Rios.
- No dia 15 de Março, a Igreja das Freiras em Penafiel recebeu inauguração da Exposição " Organologia da Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição- processo de intervenção para preservação do órgão positivo setecentista e órgão de tubos oitocentista". Numa parceria entre a Câmara de Penafiel, o Arquivo Municipal e a ArquiConfraria do Imaculado Coração de Maria.
- No dia 29 de Março realizou-se o XVI Grande Prémio de Atletismo "Cidade de Penafiel", que juntou centenas de atletas na cidade, bem como grandes nomes do Atletismo Português, entre os quais,  Aires de Sousa, Albertina Dias e Rosa Madureira.

Abril

- Foi apresentada a Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel. Numa parceria da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e a Câmara Municipal de Penafiel. Esta rota tem como objetivo a promoção do turismo religioso das 8 Igrejas e 5 Capelas da Cidade.
- No dia 17  a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel, com o apoio do Município de Penafiel, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância, levou a cabo uma ação de rua, entregando pela cidade de Penafiel, laços azuis como forma de sensibilizar a comunidade
- A Semana Santa voltou a celebrar-se na Cidade de Penafiel de forma sumptuosa. O Domingo de Ramos,  as Procissões do Senhor dos Passos, Enterro do Senhor e o Domingo de Páscoa voltaram a reunir milhares de pessoas.
- A Junta de Freguesia de Penafiel em parceria com Associações locais, celebrou o 40ºaniversário do 25 de Abril com a iniciativa "40 de Abril". Concertos e exposições fizeram parte do programa.

Maio

-O mês começou com o VIII Encontro Municipal de Etnografia que juntou centenas de pessoas. Foi uma verdadeira montra das Danças e Cantares dos costumes e tradições do Concelho de Penafiel.
Bombos, Grupos de Cantares e Folclore subiram ao palco onde estiveram retratadas, expostas e encenadas as antigas vivências nas festas populares, como por exemplo, as romarias, a desfolhada, a vindima, que ainda hoje são marca da nossa identidade cultural e etnográfica.
- O F.C.Penafiel voltou a subir à 1ªLiga de Futebol Português. Depois de uma grande época o clube da nossa cidade voltou para
junto dos "grandes". Milhares de pessoas espalharam o ambiente festivo pela cidade que culminou com a recepção da equipa na Câmara Municipal de Penafiel e o posterior desfile pelas ruas da cidade.
- No dia 18, o Museu Municipal de Penafiel, inaugurou a exposição temporária "O Cultivo do Milho no Entre-Douro-e-Minho: do arado ao trator", no âmbito do Dia Internacional do Museu.
Nesta exposição, os visitantes podem conhecer todas as fases do processo do cultivo do milho, desde a preparação do solo, fermentação, gradagem, rolagem, processo de colheita e preservação.
- No dia 24 Maio, junto da Igreja Matriz de Penafiel, realizou-se a 1ªGrande Serenata Académica do ISCE que contou com a participação do Grupo de Fados de Coimbra. Esta iniciativa assinalou o regresso das capas negras à nossa cidade.
-Nos dias 23, 24 e 25 Maio, a Cidade de Penafiel ficou ainda mais bonita, florida e doce, com a festa "Flores & Sabores" promovida pela Associação Empresarial de Penafiel com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.                                     
Milhares de Pessoas passearam pelas ruas da Cidade, para fazer as suas compras no comércio tradicional, aproveitando ainda para adquirir as mais variadas flores, admirar os passeios, as fachadas dos edifícios e os monumentos ricamente cobertos de flores e ainda para saborear os doces típicos do nosso concelho.  

Junho
- Penafiel voltou a celebrar o Corpo de Deus, Festas da Cidade e do Concelho. Do vasto programa, que juntou o profano e o sagrado, os pontos altos foram o Cortejo do Carneirinho, a Secular Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a Missa Solene. Em 2014, devido ao mau tempo, não se realizou a procisssão do Corpo de Deus, considerada única no país e uma das maiores. 
- Integrado no programa das Festas do Corpo de Deus, Penafiel inaugurou a escultura "Bicha Serpe" da autoria de José de Guimarães. Esta obra incide sobre a temática popular cuja tradição se celebra em Penafiel, por ocasião do “Corpo de Deus”, sendo que a Serpe representa o Dragão, que já no final do séc. XVII, saía na procissão do Corpo de Deus de Penafiel. A escultura Serpe tem gerado bastante controvérsia entre os penafidelenses.
- Nos dias 14 e 15 Junho, dezenas de viaturas, oriundas de vários pontos do país,  estiveram expostas,
no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, naquela que foi a 11ªedição do Salão Automóvel Antigo e Clássico, que este ano foi dedicado aos automóveis descapotáveis. No salão estiveram expostos cerca de 100 veículos de várias marcas, desde carros dos anos 20 e 30 do Século XX, automóveis únicos em Portugal, clássicos e pré clássicos desportivos e clássicos e pré clássicos de competição.
O Município de Penafiel, através da Divisão do Ambiente, comemorou de 2 a 6 de junho a Semana do Ambiente com diversas atividades, junto de 310 alunos de várias escolas do Concelho de Penafiel.

Julho
Milhares de pessoas participaram na 3ª edição da Noite Branca de Penafiel, que apesar das ameaças de chuva, se revelou um verdadeiro sucesso.
A animação foi garantida por toda a cidade, desde o pôr do sol até ao amanhecer, por diversos grupos de cantares, folclore, escolas de dança e de teatro de rua do concelho de Penafiel. Os restaurantes e bares da cidade passaram para as ruas, dando continuidade à iniciativa "jantar de rua" e comércio tradicional esteve aberto, com várias promoções dedicadas à Noite Branca.
No dia 12 de Julho, a Praça Escritaria em Penafiel,  acolheu o I Festival de Folclore Ibérico, que
teve como principal objetivo promover o encontro e convívio dos grupos de folclore e música tradicional e ainda reforçar a ligação cultural entre estes dois países da Península Ibérica.
Os Bombeiros Voluntários de Penafiel assinalaram no passado Domingo dia 6 julho, 133 anos de vida. Na Sessão Solene do 133º Aniversário da Corporação foram medalhados vários soldados da paz, e decorreu a benção duma nova ambulância de socorro e homenagem ao ex-comandante dos Bombeiros de Entre-os Rios, Luís Neves, e Ilídio Silva (já faleceu) e que ofereceu um jipe à corporação. Na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel anunciou o apoio da autarquia em 25% do valor total  na aquisição de novas viaturas pelas corporações do concelho;  prioridade aos bombeiros que estejam noutros concelhos e que queiram vir para Penafiel e anunciou, por fim, a isenção de taxas moderadoras para os Bombeiros de Penafiel, nas urgências hospitalares.
Centenas de pessoas assistiram ao concerto Penafiel on Broadway noLargo da Ajuda. A banda musical de Rio Mau e o coro orientados por Hugo Vieira elevaram a fasquia e apresentaram um espetáculo de grande qualidade que cativou e fez vibrar toda a plateia, num momento único para a nossa cidade. Esta atividade decorreu no âmbito do 13th European Youth Meeting que decorreu em Penafiel.



Agosto
- Santa Luzia voltou a ser venerada por milhares de pessoas em Penafiel. O ponto alto das festas foi a majestosa procissão que percorreu as ruas da cidade, saindo da capela num longo percurso que voltou a incluir o largo da ajuda no itinerário.
O  II Festival da Francesinha de Penafiel foi um sucesso!!! Esta iniciativa organizada pela Associação Empresarial de Penafiel, que decorreu nos passados dias 15 e 16 de Agosto, atraiu centenas de pessoas à cidade para provar esta iguaria nos diversos estabelecimentos de restauração aderentes ao festival.
- São Roque, o advogado da peste, voltou a ser homenageado com a tradicional festa em sua honra na cidade de Penafiel. A Procissão que percorreu as ruas da cidade foi o ponto alto. Nela tomaram parte os andores de NªSªFátima, Sta Luzia, S.Sebastião e S.Roque.
- Mais 140 mil pessoas passaram pela AGRIVAL- 35ªFeira Agrícola do Vale do Sousa. Colóquios, concertos, concursos agrícolas, mostra nacional de gastronomia, actuação de grupos do concelho, a feira das cebolas foram alguns dos ingredientes que ditaram o sucesso e a auto-sustentabilidade de mais uma edição. Pela 1ªvez o certame reciclou toneladas de lixo produzidos na feira.

Setembro
- Rui Quinta torna-se o novo treinador do F.C.Penafiel, sucedendo assim a Ricardo Chéu, que saiu devido aos maus resultados no campeonato.
- A Igreja da Ajuda em Penafiel voltou a celebrar a sua padroeira, NªSªAjuda. Nas cerimónias o templo tornou-se demasiado pequeno para a afluência que recebeu.
- No dia 9 de setembro teve lugar, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel e ainda a assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

Outubro
Vinho da Quinta da Aveleda 2013 alcança o 1º lugar do ranking dos 100 melhores best buys a nível mundial, da Wine Enthusiast Magazine de 2014.
O Museu Municipal de Penafiel foi distinguido com uma Menção Honrosa do V Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus, através do livro “Um Museu de Afetos”.
"Não tenho palavras. O meu reconhecimento por estar a ouvir tantas palavras sobre a minha pessoa" afirmou Lídia Jorge perante o Escritaria, salientando ainda que "Uma Homenagem destas não tem remate" foi assim que Lídia Jorge se referiu ao Festival Escritaria que a homenageou.
A Escritora portuguesa viu a sua Vida e Obra, os seus pensamentos, frases, textos e suas personagens,  saltar das estantes para as ruas,  passeios, edifícios, lojas, jardins da Cidade numa verdadeira Contaminação Literária, onde não faltou cinema, teatro de rua, arte pública, apresentações, cinema e conferências.

Novembro
- No dia 15 de Novembro de 2014, o Município de Penafiel e o Núcleo da Liga dos Combatentes de
Penafiel, assinalaram o 96ªaniversário do armistício que colocou fim à 1ªGuerra Mundial.
Na cerimónia foi colocada uma coroa de flores junto do Monumento dos Penafidelenses Mortos na Grande Guerra e foi descerrada uma placa evocativa dos penafidelenses falecidos na guerra do ultramar. 
Castanhas Assadas, Vinho novo, artesanato, cantares ao desafio, feira pelas ruas da cidade, carrosséis, farturas e Tortas de S.Martinho, foram alguns dos ingredientes que ditaram mais um sucesso do S.Martinho em Penafiel.
Durante 11 dias, milhares de pessoas acorreram à cidade de Penafiel para festejar o seu padroeiro.

Dezembro
Iluminações, Comboio do Pai Natal, desfiles, presépios e exposições, são algumas das atividades que fazem de Penafiel a  Cidade Natal!
Num parceria entre a Câmara Municipal de Penafiel e a Associação Empresarial de Penafiel, o programa Cidade Natal pretende ajudar o Comércio Tradicional da Cidade de Penafiel, trazendo mais gente a fazer as suas compras de natal, mas também reforçar Penafiel como a melhor cidade para se viver, investir e visitar no Baixo Tâmega e Vale do Sousa.
Dezenas de pessoas participaram, no passado sábado dia 13 de Dezembro, no Desfile de Pais Natal da Cidade de Penafiel, organizado pela ADISCREP, Associação para o Desenvolvimento de Penafiel.
A pé, de bicicleta, com barbas compridas e grande barriga, os participantes coloriram de vermelho e branco as ruas da nossa cidade espalhando cor e alegria.

Comentários