Futebol Clube de Penafiel | A equipa mais portuguesa da 1ªLiga

Penafiel é mesmo a única equipa da história do campeonato a utilizar 14 portugueses num só jogo. O feito que tinha acontecido na 1ªjornada do campeonato voltou a repetir-se no jogo da passada jornada, frente ao F.C.Porto.
A equipa duriense  começou  o jogo com 11 portugueses e no banco de suplentes o cenário era idêntico. O Penafiel continua a ser a equipa mais portuguesa da 1ªliga

Se recuarmos no tempo, desde 1995/1996, época em que as 3 substituições passaram a ser permitidas, nenhuma equipa que disputou a 1ªLiga tinha jogado com tantos jogadores portugueses num só jogo.

Em declarações à imprensa, António Gaspar Dias, Presidente do F.C.Penafiel, salientou que: 

«Quando construímos a equipa, primeiro vemos se correspondem ao perfil desejado. Depois, a preferência é sempre por jogadores portugueses e passamos das palavras à ação. Dizer que se defende o jogador português e ficar-se pelas palavras parece-me ridículo. O Penafiel não apenas o afirma, pratica-o. Vejo muita gente dizer que está preocupada com o atleta português, fazem-se reuniões, avaliam-se equipas B, mas parece-me que há pouca ação prática».
O Presidente da equipa Penafidelense aproveitou ainda para mostrar o seu ponto de vista acerca da proteção de jogadores portugueses, referindo que:
«Se a nossa intenção for defender e melhorar o futebol português, devemos impor limites. Não estou a dizer que só se devem contratar portugueses, mas tem que haver uma aposta. Se não a há, que se metam limites. Vejo com muito bons olhos a imposição do limite de estrangeiros. As próprias equipas B são, muitas vezes, utilizadas pelos maiores clubes para rodar os da equipa B. Há pouca proteção ao jogador português», terminou.


Comentários