Município de Penafiel exige medidas do governo no combate à tuberculose

Proposta apresentada pelos vereadores do Partido Socialista de Penafiel foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara Municipal. A autarquia vai exigir ao Ministério da Saúde medidas urgentes para controlo da tuberculose nas freguesias com elevado número de trabalhadores nas pedreiras.

A deliberação do executivo nesse sentido foi tomada por unanimidade, depois de as entidades de saúde no concelho terem revelado, recentemente, dados sobre a incidência da doença, os quais estarão entre os mais elevados da Europa.
A situação foi também denunciada pelo deputado do PCP Jorge Machado, na visita que efetuou ao concelho no dia 05 de janeiro.
O parlamentar afirmou que na reunião realizada naquele dia com o Agrupamento de Centros de Saúde e com o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Penafiel foi-lhe comunicado que em algumas freguesias ligadas à indústria da pedra encontra-se o maior surto de tuberculose da Europa.

O Riquezas e Tradições de Penafiel falou com André Ferreira, Vereador nº1 do PS na Câmara de Penafiel que salientou que:
"Atendendo à circunstância dos dados tornados públicos, segundo os quais o nosso concelho é o concelho a nível europeu com maior número de surtos de tuberculose, apresentamos uma proposta a exortar a câmara municipal a encetar medidas nomeadamente, a aprovar um plano que permita debelar esse flagelo. Paralelamente, possibilitar e comparticipar na realização de rastreios nas freguesias mais afectadas pela patologia em causa.
A proposta foi aprovada, ainda qe com algumas hesitações pela coligação Penafiel quer, mas esperamos que a posição da câmara seja pro activa e não de apenas reivindicar medidas ao governo, como já assistimos.
Não foi esse apenas o escopo da propostas, mas sim também pressionar a autarquia a agir de forma concreta na defesa dos nossos concidadãos.
De todo o modo, regozijamo-nos pela circunstância da nossa forma de estar e fazer política pela construtiva , ter desta vez merecido a concordância da coligação."

Para a autarquia, "embora a incidência de tuberculose esteja a diminuir, acompanhando a tendência nacional, não se pode "baixar os braços face aos resultados preocupantes".

Comentários