Alma Penafidelense | Zeferino de Oliveira

Zeferino Rebelo de Oliveira,  nasceu na Freguesia de Croca-Penafiel, no dia 4 de Fevereiro de 1870,
tendo emigrado para o Brasil com apenas 17 anos onde fez fortuna.
Além de ajudar em obras na sua terra natal, onde construiu uma escola primária e restaurou a capela de S.João, Zeferino de Oliveira foi grande benemérito da Cidade de Penafiel.
Contribuiu para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, para o Parque do Sameiro e para o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.
Instituiu também a sopa dos pobres, que funcionava na Igreja de Santo António dos Capuchos e subsidiou a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel na construção de balneários.
A nível nacional destaca-se pelo seu contributo na criação da cadeira de Estudos Camonianos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1924.
Faleceu no Brasil em 1929.
Em 1955  o Governo da República Portuguesa, através do Ministério da Educação Nacional, aprovou a realização do prémio Zeferino de Oliveira, promovido pela Faculdade e Letras da Universidade de Lisboa. O referido concurso destinava-se a premiar o melhor trabalho de alunos da cadeira de Estudos Camonianos na referida faculdade.
Zeferino de Oliveira foi grande impulsionador das obras do Santuário do Sameiro e do seu jardim.
A 1 de Outubro de 1934, a Câmara Municipal de Penafiel aprova a colocação do Busto de Zeferino de Oliveira nas escadarias do Santuário.
Mas existe outra escultura em sua homenagem, colocada no jardim em frente do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, do qual Zeferino de Oliveira tinha sido grande benemérito. Na inauguração estiveram presentes várias associações, entidades da cidade e do concelho e grande número de populares.
Hoje dia 4 de Fevereiro de 2015 assinala-se o 145ºaniversário de nascimento deste ilustre Penafidelense. Através desta notícia, o Riquezas e Tradições de Penafiel presta homenagem a este penafidelense que tanto lutou pelo desenvolvimento da nossa cidade.
 Busto de Zeferino de Oliveira em frente do antigo Hospital da Misericórdia e Igreja de Santo António dos Capuchos de Penafiel


Busto de Zeferino de Oliveira na escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos em Penafiel

Comentários