Penafiel vai comemorar 245ºaniversário de elevação a cidade

Atribuição de Medalhas Honoríficas a instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho vai ter como centralidade a atividade económica, a atração de investimento e a criação de emprego.

O Município de Penafiel vai assinalar, no próximo dia 3 de março, o 245.º aniversário da elevação a cidade.

Do programa, que se prolonga durante todo o mês, decorrem várias atividades enquadradas nas comemorações de elevação a cidade, este ano, com a temática centrada na actividade económica, a atração de investimento e a criação de emprego.

Segundo reza a história, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila de Arrifana de Sousa o estatuto de cidade com o nome de Penafiel.

No dia 2 de março, às 17h30, o Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, vai receber a reunião de Instalação do Conselho Estratégico do Município de Penafiel. Este novo órgão consultor tem como objetivo debater e definir linhas orientadoras de políticas estratégicas para o desenvolvimento do Concelho de Penafiel, assim como apreciar a evolução da situação económico-social do Concelho de Penafiel e ainda pronunciar-se e elaborar pareceres não vinculativos, relativamente a matérias de elevado interesse municipal, a pedido da Câmara Municipal. O Conselho Estratégico do Município de Penafiel poderá ainda propor a elaboração de estudos, bem como apresentar propostas ou recomendações à Câmara Municipal ou a outras entidades.

Já às 21h30, o Museu Municipal de Penafiel vai receber o Concerto acústico de voz e de piano, por João Galante.

No dia 3, dia de aniversário, logo às 9h00, será hasteada a bandeira da Cidade, na Câmara Municipal de Penafiel e de seguida, por volta das 9h30, vai decorrer a cerimónia da assinatura de contratos de Apoio ao Investimento, no Salão Nobre. Em Novembro de 2104, a Câmara Municipal de Penafiel apresentou o Plano Municipal de Atração de Investimento, composto por 14 medidas capazes de tornar o território mais competitivo, mais empreendedor e com maior aptidão para a atração de novos negócios. Através desta cerimónia, a autarquia irá assinar com vários investidores os contratos de concessão de apoio ao investimento, que representam um investimento na ordem dos 10 milhões de euros, que irá gerar mais de 150 novos postos de trabalho no concelho de Penafiel.

Por volta das 12h00 decorrerá uma missa em honra dos autarcas e funcionários municipais já falecidos, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade, mais conhecido por Igreja do Sameiro.

Na parte da tarde, por volta das 15h00, vai decorrer a Sessão Solene do 245.º Aniversário da elevação de Penafiel a cidade, onde serão atribuídas as Medalhas Honoríficas a instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, no Museu Municipal de Penafiel. Depois de em 2014, o Município ter homenageado a área social, este ano o destaque será dado à actividade económica, mais concretamente à atração de investimentos e a criação de emprego assim como o reconhecimento às PME (pequena e média empresa) de excelência no Concelho de Penafiel, distinguidas pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação).

O VII Festival da Lampreia vai voltar à Zona Ribeirinha de Entre-os-Rios, nos dias 13,14,15 e 20, 21, 22 de março, para manter a tradição da degustação de lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa. Este festival gastronómico conta com a participação de vários restaurantes, bem como, um programa recheado de animação com vários grupos culturais do concelho de Penafiel.

Também no dia 15 de março, às 15h45, o Município de Penafiel vai celebrar o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e monitorizado, entre o Campo Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, que conta com a participação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, de Entre-os-Rios e de Paço de Sousa.

No âmbito das comemorações de 3 de março, a Biblioteca Municipal de Penafiel vai dinamizar várias iniciativas.

No dia 4 de março, às 14h30, a Biblioteca de Penafiel, vai acolher a apresentação do livro “O Segredo da Serpe”, da autoria de Adelaide Galhardo e ilustração de Joao Teixeira e Breuno Fernandes, alunos da Escola Secundaria de Penafiel. A apresentação desta obra estará a cargo de Alberto S. Santos.

Já no dia 6 de março, vai decorrer a inauguração de duas exposições, sendo a primeira, por volta das 21h00, a exposição de pintura “Tons de Penafiel”, de Helena Leite e a segunda, às 21h30, a exposição “Rota do Românico - Caminho do Encanto”, com a atuação de Francisca Portugal, ao violino e Isolda Crespi Rubio, ao piano.

Dia 7 de março, às 9h20, a Biblioteca Municipal com o apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca, vai realizar um workshop de Reiki com o tema “Sentir a Cidade” e também uma caminhada pela Cidade Núcleo de Reiki de Penafiel.

No dia 13 de março, a iniciativa “2 dedos de conversa…”, vai receber a apresentação do livro “Mito Urbano – Estranho Mundo Novo”, de João Coelho. Já no dia 14 de março, às 10h30, em parceria com a Rota do Românico, vai decorrer o programa “Sábados em Família na Biblioteca”, no âmbito da atividade “Um, dois, três, quatro vamos construir e decorar um monumento a cada passo”.

No dia 19 de março, às 14h30, vai se debater um colóquio acerca do assunto “Alterações de memória ao longo do desenvolvimento”, com a participação das oradoras: Catarina Fernandes, Cathia Chumbo e Lígia Ferreira Gomes.

Durante o mês de março, as crianças vão também poder participar em atividades como, a Maleta Mágica com o tema “À Conversa Sobre o Património de Penafiel”, o Atelier de Expressão Plástica e Exploração Pedagógica - “O Segredo da Serpe” e a Hora do Conto – “Livros a Explorar”.

Também no dia 21 de Março terá lugar o Grande Prémio de Atletismo  Cidade de Penafiel, com a presença de grandes nomes do atletismo nacional.

Fonte da Notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários