Penafiel vai estar presente na BTL- Feira de Turismo de Lisboa 2015

O Município de Penafiel vai participar, de 26 a 28 de fevereiro, na BTL - Feira de Turismo de Lisboa 2015, que se localiza na FIL – Pavilhões 1, 2 e 3, no Parque das Nações, em Lisboa.

Todos os anos, a BTL – Feira de Turismo de Lisboa, que decorre este ano de 25 fevereiro a 1 de março, tem como objetivo acolher expositores nacionais e internacionais que destacam o melhor de cada município.

No dia 26 de fevereiro, o Município vai divulgar os produtos tradicionais de Penafiel, nomeadamente as tortas de S. Martinho, os bolinhos de amor, o pão-de-ló de Rio de Moinhos, o vinho verde e ainda, o presunto e a cebola, com a presença da Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa.

Já no dia 28 de fevereiro, vai decorrer uma atuação de um dos bailes tradicionais de Penafiel, concretamente do Baile dos Pretos. Estes bailes, actualmente tradição única no país festividades do Corpo de Deus- Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel, são os continuadores das “invenções” a que estavam obrigados os antigos ofícios e mesteres do concelho, como contribuição para a procissão do Corpus Christi em que as diferentes corporações dançavam de forma a louvar a Deus, sendo  que eram verificados de véspera pelos oficiais da Câmara. Estes bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos, Baile dos Pretos e Baile dos Pedreiros, continuam a atrair milhares de visitantes para a cidade, por altura do Corpo de Deus. Só o Baile dos Ferreiros sempre se manteve em uso, sendo que os restantes têm vindo a ser recuperados desde 2008.

Fonte da Notícia | Câmara Municipal de Penafiel
Foto do Baile dos Pretos | Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários