Município de Penafiel prestou homenagem aos Soldados da Paz

No passado dia 15 de Março, Penafiel assinalou o Dia Municipal do Bombeiro, efeméride instituída em 2002 pela Câmara Municipal e que pretende prestar homenagem, em sinal de respeito e gratidão, a todos os "soldados da paz" e corporações do Concelho de Penafiel.
O ponto alto da efeméride, inserida nas comemorações do 245ºaniversário da Cidade de Penafiel,  foi o tradicional desfile apeado e motorizado, que contou com a participação das três corporações de bombeiros do Concelho, Entre-os-Rios, Paço de Sousa e Penafiel. 
Desfile  esse que percorreu as ruas da cidade, entre o Campo do Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e o Quartel dos Bombeiros da cidade.

Em nota de imprensa, Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel com o Pelouro da Proteção Civil, salientou que "Todos os dias, os nossos bombeiros dão o melhor de si, estando ao serviço da nossa comunidade para garantir a proteção, prestar socorro e acudir as nossas famílias. É por estas razões, que o Município de Penafiel demonstra o seu apreço, agradecimento e reconhecimento pelo trabalho dos nossos bombeiros.”

Já para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, "O Dia Municipal do Bombeiro, inserido nas comemorações do 3 de Março, constitui uma das mais justas homenagens que se podem prestar: o reconhecimento aos soldados da paz, esse exército de homens e mulheres disponíveis para sacrificar a própria vida para socorrer o próximo! Vida por Vida!" referiu o autarca na sua página de facebook.

Também em nota de imprensa, José Miranda, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, referiu que “Neste dia tão importante, é com orgulho que felicito, os bombeiros do concelho." Elogiando ainda a efeméride, salientou que " O reconhecimento e a preocupação que o Município de Penafiel demonstra pelos seus bombeiros, permitem realçar a qualidade de serviço e da missão de paz, que estes cumprem todos os dias.”


Joaquim Fernando Silva, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, esteve também presente na cerimónia e deixou elogios ao Município e palavras de apreço aos bombeiros do concelho " A vós, meus companheiros, continuai o bom trabalho e a serem o grande exemplo que tem demonstrado ao longo deste tempo.”

O Dia Municipal do Bombeiro terminou com um lanche convívio das três corporações no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

Ficam algumas fotografias que o Riquezas e Tradições de Penafiel registou para a posteridade:






Comentários