Penafiel- Ao Domingo no Museu | 29/03/2015

No próximo Domingo, dia 29 de Março de 2015, decorre no Museu Municipal de Penafiel mais uma edição da atividade mensal "Ao Domingo no Museu", desta vez, em volta do tema "Quanto pesa o peso?" tendo como objeto do mês o peso do tear.
Esta atividade é de participação livre e gratuita, destinada a famílias e público em geral e tem início marcado para as 15h00.

Atividade do mês: "O Que Pesa o Peso"
De xisto sou feito e um furo possuo, digam lá meus senhores, para que efeito feito fui?

Objeto do mês: Peso de tear
Objeto de contorno elipsoidal, com orifício na parte superior.
Proveniência: Casal romano da Bouça do Ouro (Abelheira – Boelhe). Edifício A, quadrícula XI, camada 2. Casa agrícola de planta retangular, característica da construção romana, com porta principal voltada a Nascente, organizada em torno de um corredor para o qual se abrem vários compartimentos, com piso de saibro bem alisado e endurecido, entre os quais uma cozinha com lareira. O edifício dispunha ainda de um coberto exterior utilizado como lixeira e em cujas camadas foi recolhido este peso de tear em xisto, juntamente com outros dois em cerâmica. Na estação arqueológica da Bouça do Ouro foi escavado outro edifício, designado B, intervenções que decorreram entre 1990 e 1994 dirigidas por Teresa Soeiro que avança a possibilidade de este complexo agrícola ter sido construído por gente oriunda do Castro de Monte Mozinho que procurou terras mais baixas para se instalar nas primeiras décadas da segunda metade do século I d. C..

Comentários