Penafiel viu passar a Procissão dos Santos Passos do Senhor

Na passada Sexta-feira, 27 Março 2015, a Cidade de Penafiel deu arranque às celebrações da Semana Santa com a Procissão do Senhor dos Passos, numa verdadeira caminhada de demonstração de fé presenciada por centenas de pessoas.
Esta secular procissão, que esteve vários anos em interregno e foi recuperada em 2005, tem como saída da Igreja Matriz de Penafiel percorrendo as ruas da cidade, passando nas capelas dos Santos Passos e recolhendo no Santuário da Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, que se encontrava ricamente iluminado por centenas de velas e tochas.
A procissão relembra os passos de Cristo com a cruz, desde a condenação até ao calvário.
Este ano, o pároco de Penafiel, Padre Paulo Jorge, decidiu recuperar uma tradição desta procissão há muito perdida, o Encontro de Jesus (o Senhor dos Passos) e sua Mãe, Maria Santíssima (a Senhora das Dores).
Numa recriação emotiva, acompanhada do sermão, o largo da Igreja da Ajuda acolheu o encontro entre Nossa Senhora e seu Filho, Jesus, que culminou com o cântico Stabat Mater.
Nesta procissão tomaram parte centenas de pessoas, o pároco e acólitos, os andores com as valiosas imagens do Senhor dos Passos e Senhora das Dores, que foram carregados pelos Bombeiros Voluntários de Penafiel e mulheres da Confraria da Srªda Piedade e Stos Passos respetivamente.
O Riquezas e Tradições de Penafiel esteve presente e registou através de vídeo e fotografia este belo momento de fé na nossa cidade.
Ficam algumas fotografias:
Procissão a sair da Igreja Matriz de Penafiel

 Andor do Senhor dos Passos na Rua do Sacramento e a passar na Capela dos Passos-1ªqueda de Cristo

 Encontro de Jesus e Nossa Senhora no Largo de NªSªAjuda

 Procissão em frente da Igreja de NªSªAjuda

 Vista do Santuário

 Jardim do Santuário foi iluminado por centenas de velas

 Senhor dos Passos e Igreja do Sameiro

 Andor do Senhor dos Passos

 Vista geral da Procissão

 Andor da NªSªdas Dores

 Sermão final no Santuário NªSªPiedade e Stos Passos (vulgar Igreja do Sameiro)

Bombeiros Voluntários de Penafiel junto do andor dos Passos na Igreja do Sameiro

Comentários