Dia de Páscoa em Penafiel- A tradição ainda é o que era!

Dia de Páscoa é dia de Alegria e em Penafiel continua a unir famílias e amigos.
Na Cidade de Penafiel a Tradição ainda é o que era e os Penafidelenses celebram com grande entusiasmo a ressurreição de Cristo. Fique a conhecer como foi este dia na cidade.
Por volta das 8h30, sairam da Igreja Matriz de Penafiel os 12 Compassos Pascais, com as cruzes do Senhor para anunciarem a Ressurreição de Jesus aos Penafidelenses.
 Os sinos e campainhas anunciam a sua chegada e as famílias abrem a porta de casa, espalham verdes e flores na rua. 
Após a chegada do Compasso e da leitura habitual, em vários lares, o chefe da casa beija a cruz e fica com a missão de a levar aos restantes familiares. Neste dia, as pessoas asseiam as casas, vestem roupa nova, colocam flores nas portas. Um dia cheio de alegria em contraste com o luto vivido na Semana Santa.
Também em Penafiel, tem-se por tradição visitar a casa de outros familiares para receber a cruz.
Aliada às tradições religiosas, a gastronomia também marca presença  e na mesa não faltam iguarias. Desde cabrito assado com batatas e arroz do forno até  folar, pão-de-ló, bolinhos de amor e cavacas.
No fim do dia, as Cruzes e visitas pascais juntam-se na Igreja do Carmo, que toca a repique à chegada de cada uma,  seguindo depois em  procissão para a Igreja Matriz.
A rua fica apinhada de gente para ver o recolher das cruzes e participar na Missa de Celebração Jubilosa da Ressurreição de Jesus Cristo.
Ficam algumas fotografias da Páscoa em Penafiel!
 Compasso Pascal visitou os Bombeiros Voluntários de Penafiel





 Frei Luís presidiu às celebrações do dia de Páscoa

 Chegada das cruzes à Igreja Matriz

Altar-mor da Igreja Matriz de Penafiel com as cruzes

Comentários