Penafiel- Milhares de pessoas na Procissão do Enterro do Senhor

Na noite da passada Sexta-feira Santa, milhares de pessoas assistiram à passagem da Procissão do Enterro do Senhor, uma das celebrações mais marcantes da Semana Santa em Penafiel.
A procissão saiu com as ruas da cidade completamente às escuras, apenas iluminadas por tochas e archotes, ao som de músicas e leituras da paixão.
Nela tomaram parte as 14 estações da Via-Sacra, uma cruz de grandes dimensões, o andor de Nossa Senhora das Dores, o esquife com a imagem do Senhor Morto, as autoridades e entidades civis e confrarias e irmandades da cidade.
Com saída da Igreja Matriz, percorrreu a Rua Direita, Rua do Paço, Largo da Ajuda, Rua Dr Joaquim Cotta, Praça do Município, Avenida Sacadura Cabral e Egas Moniz, Rua Conde Ferreira, Rua do Bom Retiro, Rua do Sacramento, tendo recolhido de novo na Igreja Matriz. No final, decorreu o sermão do Pároco de Penafiel, Padre Paulo Jorge, que presidiu à cerimónia e os devotos tiveram a oportunidade de beijar a imagem do Senhor morto na urna.
Uma das mais belas manifestações de fé vividas na Cidade de Penafiel. O Corpo do Senhor que morreu por nós, para nossa salvação, percorreu as ruas da cidade, numa verdadeira caminhada de fé e
respeito.
Esta procissão secular, em tempos idos realizava-se na tarde da sexta-feira Santa. No Século XX passou a realizar-se de noite. Depois da revolução do 25 de Abril de 1974, ficou uns anos sem se realizar, tendo sido de novo recuperada na década de 80 pelo Padre Albano com a ajuda dos paroquianos.

O Riquezas e Tradições de Penafiel esteve presente e registou em vídeo e fotografia.

Ficam algumas fotografias para a posteridade:

 Andor da Senhora das Dores na Rua do Paço

 Esquife do Senhor Morto na Avenida Sacadura Cabral




 Esquife do Senhor Morto na Avenida Sacadura Cabral


 Esquife do Senhor Morto a recolher na Igreja Matriz

 Pároco de Penafiel, Padre Paulo Jorge

 Sermão na Igreja Matriz de Penafiel

No final, os devotos puderam beijar o Corpo do Senhor

Comentários