Sobredotação nas crianças dá mote a seminário em Penafiel

Esta iniciativa tem como objetivo refletir e debater sobre o tema da sobredotação nas crianças, assim como conhecer, identificar e intervir no ensino regular e também ajudar no aconselhamento de perspetivas e práticas pedagógicas para os docentes e pais.

O auditório Museu Municipal de Penafiel vai acolher, no próximo dia 18 de abril, às 9h30, o Seminário “Sobredotação Abrindo Caminhos”, organizado pelo Instituto do Desenvolvimento, em parceria com a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação(ANEIS) e com o apoio da Câmara Municipal.

A sessão de abertura vai decorrer às 10h00, com a presença de Alberto Rocha, Presidente da Direção da Associação ANEIS, de Fátima Nunes, Diretora Técnica do Instituto do Desenvolvimento e de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
Às 10h30, Leandro Almeida, Professor Catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho vai debater o tema “Sobredotação: das Ambiguidades na Definição às Incertezas na Identificação”, e às 11h00, Marcelino Pereira, Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra vai discutir o tema “Aconselhamento a Pais e Professores de Crianças com Caraterísticas de Sobredotação”.
Às 12h00, Alberto Rocha, Presidente da Direção da Associação ANEIS, falará sobre o tema “Quando da Sobredotação se Faz um Problema… Questões em Torno da Identificação e da Intervenção Educativa”.
Na parte da tarde, por volta das 14h00, Cristina Palhares, membro da Direção da ANEIS, vai abordar o tema “A ANEIS e a Intervenção na Escola Pública: Responsabilidades Partilhadas” e de seguida, às 14h30, Helena Fonseca, também da Associação ANEIS, com o tema “Sobredotação: Pensar Desafios, Construir Respostas”.
Às 15h30, Ema Patrícia Oliveira, Professora na Universidade de Beira Interior vai debater o assunto “Onde Está o Wally? O Lugar dos Alunos Sobredotados na Escola Regular.”
Os trabalhos terminam, por voltas das 16h00 com a participação de Sara Bahia, da Direção da Associação ANEIS, para falar sobre o tema “Onde Está a Criatividade da Sobredotação?”.
Trata-se de uma iniciativa sujeita a inscrição com um custo de 20 euros.

Informação adicional disponível na página web do Instituto do Desenvolvimento, com o seguinte endereço:www.institutododesenvolvimento.pt ou contactando pelo seguinte número de telefone: + 351 255 401 557.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários