Câmara de Penafiel reduz dívida em cerca de 1 milhão de euros

Face aos bons resultados Câmara de Penafiel vai baixar em 20% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as famílias com três ou mais filhos, apesar de o município já cobrar a taxa mínima legal (0,3%)
As contas do Município de Penafiel respeitantes a 2014 foram aprovadas em Assembleia Municipal, sem votos contra, no passado dia 24 de Abril.
O Município de Penafiel continua a aumentar a poupança por via da redução da despesa e dívida, apresentando uma redução da divida de cerca de 1 milhão de euros.
Refira-se que o Município tem continuado a investir fortemente na área social, através do plano municipal solidário, plano esse que já permitiu apoiar milhares de famílias Penafidelenses, num esforço financeiro na ordem dos 3 milhões de euros, em diversas áreas como o arrendamento, energia, aquisição de medicação, refeições escolares, entre outras. Também ao nível das obras de proximidade, o Município de Penafiel teve uma forte dinâmica, ao longo de 2014, com investimentos em todas as freguesias do concelho de Penafiel. Ciente das dificuldades que as associações e colectividades do concelho de Penafiel atravessam, o Município fez ainda um esforço financeiro de apoio a estas associações num montante superior a 1 milhão de euros. A autarquia investiu ainda cerca de 500 mil euros na integração de jovens no mercado de trabalho.
Apesar da forte redução das transferências da administração central, da redução de parte das receitas próprias do Município, em cerca de 2,2 milhões de euros, e da conjuntura económica nacional e local, foi possível, em 2014, reduzir a divida em cerca de 1 milhão de euros.
Face aos resultados, o Município apresenta hoje uma situação financeira que possibilita honrar os seus compromissos e continuar a apostar em políticas de proximidade e apoio à natalidade como é o caso da redução de 20% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as famílias com três ou mais filhos, apesar de o município já cobrar a taxa mínima legal (0,3%), enquadrando-se na alteração legislativa que o Governo introduziu no Orçamento do Estado, no âmbito dos apoios à natalidade.

Fonte da notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários