Culto a Nossa Senhora de Fátima na Cidade de Penafiel

Durante o mês de Maio, na Igreja Matriz da Cidade de Penafiel, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima sai do seu altar e é colocada junto do altar-mor da igreja. Fique a conhecer a história de Fátima e o culto a esta invocação de Nossa Senhora em Penafiel.


A 13 de Maio de 1917 deu-se a 1ªaparição de Nossa Senhora, na Cova da Iria-Fátima, aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.
As aparições continuaram a 13 de cada mês, entre Maio e Outubro de 1917. Só em Agosto terá sido no dia 19, pois os pastorinhos estiveram presos.
Na última aparição da Virgem, a 13 de Outubro, ocorreu o milagre do sol. Milhares de pessoas afirmaram ter visto o sol girar, mudar de cor e aproximar-se da terra.
Em 1917, milhares de portugueses lutavam no estrangeiro contra as tropas alemãs, em plena 1ªGrande Guerra. Os acontecimentos da Cova da Iria mobilizaram toda uma nação, que estava desesperada pelo flagelo da guerra.
Com o passar dos anos, Fátima tornou-se um Santuário mundial, e Nossa Senhora de Fátima é das invocações mais veneradas em Portugal.

Na Cidade de Penafiel, presta-se culto a Senhora de Fátima em todas as Igrejas e Capelas.
A Igreja Matriz possui um altar dedicado a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com uma bela imagem que foi entronizada a 1 de Novembro de 1930.
A imagem é da autoria de José Ferreira Thedim  e a ideia de colocar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima na Matriz de Penafiel veio do Pároco Alcino Azevedo. No dia da entronização da imagem, 1/11/1930, houve uma grande festa, com romagem ao cemitério e procissão do Carmo para a Matriz.
Posteriormente,  9 de Maio de 1987 foi inaugurada a Capelinha de Nossa Senhora de Fátima no Jardim do Santuário do Sameiro. Anualmente, no último sábado de Maio, realiza-se a Procissão das velas, com saída da Matriz e recolher no Sameiro.
Em breve o Blogue Riquezas e Tradições de Penafiel falará do culto a NªSªFátima nas restantes igrejas da cidade.

Ficam algumas fotografias de Nossa Senhora de Fátima da Igreja Matriz de Penafiel:
 Altar-mor da Igreja Matriz de Penafiel

Imagem do Coração de Maria é colocada no altar durante o mês de Maio

Comentários