Museu Municipal de Penafiel assinala Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus

O Museu Municipal de Penafiel associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, com um vasto programa de atividades que decorrem entre os dias 16 e 18 de maio.

No âmbito da Noite Europeia dos Museus, no dia 16 de maio, pelas 21h30, o projeto “Em cena no Museu” vai apresentar o espetáculo de marionetas “Um monumento, um enredo”, uma produção do Teatro do Frio, em parceria com a Rota do Românico.

A Noite Europeia dos Museus é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Comunicação de França, e começou a ser comemorada em 2005 com o objetivo de atrair aos museus uma audiência mais jovem e mobilizar os visitantes para um evento Europeu comum que contribuísse para construir uma Europa de Cultura. Deste modo, todos os museus dos países membros do Conselho da Europa são convidados a participar com os seus públicos neste encontro anual dos museus da Europa.

Já no dia 17 de maio, às 16h00, será inaugurada a exposição "Talheres para todos - a indústria do alumínio em Penafiel", com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

Esta iniciativa irá decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, deste modo o Museu Municipal de Penafiel através desta exposição afirma a sua intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial, salientando a importância das indústrias locais na vida quotidiana dos cidadãos. A exposição estará patente até ao dia 21 fevereiro 2016, no Museu Municipal de Penafiel.

No dia 18 de maio, às 10h00, o projeto “Em cena no Museu” irá repor o espetáculo de marionetas “Um monumento, um enredo”.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários