Este ano, com o objetivo de levar a presença materna de Maria a um maior número de filhos seus e unir toda a comunidade na mesma devoção filial a Nossa Senhora, realizaram-se duas Procissões de Velas.
Uma teve início, no dia 29 de Maio, na Capela de Santa Luzia com recolha na Igreja Matriz e no dia a seguir, dia 30 de Maio, com início na Igreja Matriz e recolha no Santuário do Sameiro.
O trajeto das duas procissões, ficou marcado pela recitação do terço e cânticos de Nossa Senhora, por várias casas que tinham colchas nas varandas, as ruas estavam engalanadas com tapetes de flores, sendo destaque para o belo cenário no Santuário do Sameiro, que estava às escuras, apenas iluminado por centenas de velinhas. À passagem da Procissão por baixo da ponte do Sameiro, o Andor de Nossa Senhora foi recebido por uma chuva de pétalas e balões.
Na procissão participaram centenas de pessoas, a cruz paroquial, os acólitos, a carrinha do som e o andor do Imaculado Coração de Maria, carregada por mulheres que contaram com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.
No final das procissões realizou-se a consagração e o adeus a Nossa Senhora com o respetivo cântico de despedida.
Verdadeiras caminhadas de fé pelas ruas da Cidade de Penafiel, que o blogue Riquezas e Tradições de Penafiel acompanhou e registou através de vídeo e fotografia.
Ficam as fotografias das duas procissões.
Procissão de dia 29 de Maio
Capela de Santa Luzia
Procissão na Rua do Carmo
Igreja Matriz
Procissão na Rua Cerrado do Tanque
Procissão de Dia 30 de Maio
Procissão na Avenida Sacadura Cabral
Jardim do Sameiro iluminado
Procissão no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Procissão na Rua Alfredo Pereira
Comentários