"Penafidélico, música de cá e do além" apresenta referências do Jazz nacional

A cidade de Penafiel recebe a primeira edição de um projecto no âmbito do orçamento participativo da Junta de Freguesia, uma ferramenta inovadora de participação cívica no panorama do concelho e da região.


A proposta é a de associar públicos e músicos locais a nomes de referência do jazz nacional.
O Penafidélico, é assim o nome deste festival de música, terá lugar no dia 27 de junho, a partir das 16 horas, no jardim do Calvário.
O histórico e emblemático coreto junto ao lago do jardim será o palco do programa musical.
Zé Miguel Moreira Sexteto, Quintetos de Eduardo Carrinho e de José Vale, Hopps Trio e trio Td3, são as bandas que constam do cartaz Penafidélico 2015. O  Som ambiente estará a cargo de José Oliveira e José Vinha. Todos os espectáculos são gratuitos.

"Antecâmara do Evento Largo"

A primeira edição do Penafidélico marca também o regresso do "Evento Largo" ao centro da urbe penfidelense.
Realizado, normalmente, no Largo da Ajuda e em toda a zona circundante promete este ano alargar-se a outras áreas da segunda cidade mais antiga do distrito do Porto, naquela que se espera ser a maior edição de sempre.
O Evento Largo é dinamizado por um grupo informal de cidadãos e entidades penafidelenses, com o intuito de dinamizar centro histórico de Penafiel, incutindo dinâmica social, cultural e económica..



Fique a conhecer um pouco dos artistas presentes:


Miguel Moreira SextetoJosé Miguel Moreira, 1982, é um guitarrista e compositor, dos mais requisitados músicos da comunidade musical do Porto integrando projectos de autor como o de José Pedro Coelho (Clepsidra), Mário Santos (blocoA4), Remix Ensemble (sob direcção de Peter Rundel),Paulo Gomes (Map), João Mortágua (Quarteto Janela), Mandrágora (musica tradicional e improvisada), Drumming GP (direcção Miguel Bernat), e outros.

"Câmbio" é o seu primeiro trabalho discográfico como líder e compositor. Um repertório de originais que estreou na Casa da Música no âmbito do Ciclo Novos Valores do Jazz e recentemente editado pelo carimbo Porta-Jazz. É acompanhado por Mário Santos (saxofones), João Mortágua (saxofones), Alexandre Dahmen (piano), Pedro Barreiros (contrabaixo e baixo eléctrico) e José Marrucho (bateria).




Eduardo Cardinho QuintetoEstudou vibrafone jazz na ESMAE, com Jeffery Davis, e teve a oportunidade de partilhar o palco com Soweto Kinch, Andrew D’ Angelo, Ben Street, Russel Malone, Jordy Rossy e Sérgio Carolino. É acompanhado por José Soares no saxophone, André Silva na guitarra, José Carlos Barbosa no double bass e Pedro Almiro na bateria.

O quinteto vencedor do Prémio Jovens Músicos 2013 é um dos grupos mais promissores do jazz português. Mereceu os elogios de Mário Laginha, “arranjos elaborados e muito bem feitos, bem como uma evidente procura de uma linguagem própria, numa faixa etária a rondar os vinte anos, levam-me a pensar – e dizer – que devem ser seguidos com muita atenção!”.


Zé Vale Quinteto Os membros da banda são estudantes de jazz na cidade do Porto, mas vão muito além disso. Exploram os vários estilos rock, reggae, punk e outros. A banda junta estas influências. Na guitarra, José Vale, músico de Penafiel, acompanhado por Ricardo Moreira no Hammond, Rui Penim Guerreiro na bateria, Guilherme Lapa no baixo eléctrico e Diego Alonso no saxofone tenor.


Tde3 | Para alguns media da especialidade como a Trompa, Trilinear “impõe-se por si só, facilmente.” Em Som Alternativo "Tde3 é um grupo talentoso de portuenses que faz um rock muito jazz..."

Vencedores do concurso de Jovens Criadores Serralves 2009. Lançaram o álbum Trilinear em Junho de 2012. A banda é composta por André NO na bateria, David Estevão no double bass e Pedro Santos na guitarra.


Hopps TrioDo Porto, Hopps trio é um conceito que nasce através da necessidade de criação de música jazzística com raízes tanto no Be-Bop como no Hip-hop! A banda é composta por Miguel Pereira no piano, José Anibal no contrabaixo e Tito Romão na bateria.

Comentários