Penafiel vai ter banco de jardim inovador

Penafiel vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de Junho pelas 15h00, com a inauguração de um banco de jardim inovador, alimentado a energia solar e equipado com "tomadas para carregar o telemóvel, computador portátil, tablet, consola de jogos, entre outros equipamentos eléctricos".
Equipamento encontra-se no Parque Intergeracional da Quinta das Lages, numa zona de proximidade com recintos escolares e desportivos da cidade.

Este mobiliário urbano, construído em pedra acrílica e em forma de coração, representando o logótipo “Sentir Penafiel”, pretende “juntar a vertente da utilização do banco de jardim com o conceito inovador da produção de energia no próprio local, foi especialmente projetado para que os cidadãos possam desfrutar o máximo possível dos espaços públicos, sem terem de abdicar de estarem ligados às novas tecnologias e redes de informação.

Durante a noite, o Urban Energy, como se desgina esta peça, ilumina-se criando um efeito decorativo em toda a sua extensão inferior, iluminando a periferia do local onde está instalado, através de um conjunto de fita led e ledspot para iluminar a sua área envolvente. 

Este banco de Jardim, que numa fase posterior poderá ter sinal gratuito de internet, comporta uma estrutura metálica que suporta os painéis fotovoltaicos, um conjunto de baterias, controlador e inversor de energia para fornecerem energia elétrica nos níveis de tensão 230VAC/50Hz e 12VDC.

Em nota de imprensa, para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou que "“a sociedade moderna necessita de estar ligada ao mundo virtual em tempo real para comunicar, trabalhar e pesquisar informações, obrigando por vezes a que as pessoas fiquem em espaços fechados para acederem à internet e para utilizarem os equipamentos elétricos, perdendo o hábito de estarem em espaços ao ar livre. Em Penafiel estamos a criar alternativas a esse paradigma. A fusão destes dois conceitos, a utilização do banco de jardim com o conceito inovador da produção de energia no próprio local, apresenta-se como uma ideia útil, moderna e inovadora, que permite abrir novos horizontes na reestruturação dos espaços públicos modernos.”

Notícia avançada pela Autarquia de Penafiel

Comentários