“Programa Património Ativo” reabilita casas do cento histórico de Penafiel

Penafiel, é a segunda cidade mais antiga do distrito do Porto com 245 anos.
A pensar precisamente no centro histórico e para evitar a degradação das fachadas de dezenas de edifícios, o Município de Penafiel está trabalhar no projeto “património ativo” que consiste em assumir junto dos interessados, 70% das despesas com materiais de construção e ainda fornecer a mão-de-obra necessária, recorrendo a desempregados do setor que se encontrem registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Requalificar as fachadas dos edifícios do centro histórico e simultaneamente inserir profissionalmente mão-de-obra qualificada, atualmente desempregada é o grande objetivo deste projeto que conta já, nesta primeira fase, com intervenções previstas para 10 edifícios, sendo que as inscrições decorrem até ao fim do ano.
Com este projeto, os proprietários só pagam 30% dos materiais assumindo o Município o restante, bem como a mão-de-obra, permitindo recuperações estéticas e de requalificação gerais.
Nesta primeira fase, são já cerca de 12 os profissionais que viram a sua situação profissional mudar.
O "Programa Património Ativo" resulta de uma parceria financeira entre o IEFP e a Câmara Municipal de Penafiel e apresenta-se também como uma medida social de emprego e inserção profissional.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A reabilitação de áreas urbanas degradadas é uma componente importante na política de ordenamento do território do Município de Penafiel. O executivo viu neste programa uma oportunidade de desenvolver uma operação de regeneração urbana, pensada também nas pessoas que se encontram desempregadas e que por esta via podem voltar a exercer a sua profissão.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários