Avança construção do 1ºtroço do IC35 em Penafiel

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro esteve em Penafiel para presidir à apresentação do projeto do IC35 e à assinatura do contrato da empreitada de Requalificação da EN 15 (Penafiel – Paredes), numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, SA, António Ramalho e do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.


Para Sérgio Monteiro, Secretário de Estado das Obras Públicas, “Fico feliz por termos apresentado, ainda nesta legislatura, a primeira parte da solução do corredor do IC35. Já temos o contrato assinado para a requalificação da EN15 entre Paredes e Penafiel e temos ainda garantido que as restantes fases do IC35 estão também elas asseguradas, quer a nível de solução, quer a nível de custo, garantido pelo orçamento de estado, por fundos comunitários do CCDRN e ainda pelo esforço e dedicação das câmaras municipais. Esta solução foi conseguida através de uma conjugação de esforços importantes para a região, mas também para o governo, por ver resolvido um problema com muitos anos e embaraçoso para todo o país. ”

A requalificação da EN15 que liga Paredes a Penafiel (Inicio da EN106) numa extensão de 2,5Km, vai beneficiar esta estrada com 2 vias em cada faixa de rodagem e a criação de 3 novas rotundas.

A 1ª fase do Projeto do IC 35 que liga o nó de Penafiel Sul (EN15) até ao nó de Rans (Ligação à EN106), numa extenção de 3,0 Km, aguarda apenas pela aprovação do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução - RECAPE (prazo 15 de julho). O projecto do corredor do IC35 prevê ainda medidas de acalmia entre Penafiel e Entre-os-Rios, intervenções em curso através de parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, com a implementação de rotundas, tratamento de travessias urbanas e reformulação de entroncamentos.

Estas Intervenções vão melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança, o que permitirá promover a melhoria das acessibilidades a zonas comerciais, industriais, escolas e ao Hospital de Penafiel, bem como, contribuir para a melhoria da vivência local e a criação de alternativas à rede existente que apresenta atualmente congestionamentos nas infraestruturas e limita os respetivos níveis de serviço.


A 2ª fase do projeto do IC35, do nó de Rans a Entre-os-Rios, Sérgio Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações apontou o período entre 2017 e 2019.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este é um dia histórico para Penafiel. Depois de tantos anos de espera, o projeto do IC35 é agora uma realidade. Hoje podemos ouvir publicamente, por parte dos responsáveis políticos, e também dos responsáveis técnicos, a concretização, o avanço e a apresentação do projecto do IC35. Nesta primeira fase, foi já adjudicado o contrato da empreitada de Requalificação da EN 15 entre Penafiel e Paredes, com acesso de ligação à A4, e termina amanhã o prazo para que seja emitido o relatório de conformidade ambiental relativo à fase do troço de Penafiel – Rans, para posteriormente avançar com a adjudicação do contrato. Quanto à Terceira fase, que ligará Rans a Entre-os-Rios, existem perspetivas realistas de que possa avançar em conformidade com os trabalhos desenvolvidos e apresentados. Penafiel vê hoje a concretização de um projeto pelo qual esperou longos anos. Um projecto sustentado e consolidado. Acreditamos que a nossa região vai, a breve prazo, beneficiar de toda a dinâmica de desenvolvimento que a execução deste projecto vai trazer.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários