Biblioteca e Museu Municipal de Penafiel dinamizam várias atividades em agosto



Biblioteca Municipal de Penafiel

A Biblioteca Municipal de Penafiel continua a promover sessões de cinema durante o mês de Agosto. No dia 5 será exibido o filme “Como treinares o teu dragão 2”, no dia 12 será a vez do filme “Os Croods”. No dia 19 será exibido o filme “Rango” e “A batalha do livro” será o último a ser apresentado neste mês, no dia 26.

A exposição de Pintura do artista Luiz Morgadinho, inaugurada no mês de Julho, intitulada de “Liberdade às imagens”, continuará em exposição no mês de Agosto. 
Vai realizar-se ainda o Atelier “Preâmbulo – Espaço Criativo” dinamizado por Gracinda Ramos.

No âmbito da iniciativa “Encontro com o Escritor”, realiza-se a apresentação da obra “Anais de Penafiel”, do autor José F. Coelho Ferreira. A apresentação do livro estará ao cargo da Prof.ª Inês Amorim e realiza-se no dia 20 de Agosto, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

O programa “Sábados em Família” vai promover um workshop de Reiki para crianças, o “Super Reikinho”, no dia 8 de Agosto às 10h30. Esta iniciativa é organizada pelo Núcleo de Reiki de Penafiel e estará ao cargo do Terapeuta Nuno Nunes.

A “Hora do Conto” vai continuar a levar às crianças, dos 3 aos 12 anos, várias obras. No mês de Agosto será apresenta a obra “As consultas do Dr. Serafim e a bronquite da senhora Adriana”, da autora Rosário Alçada Araújo e do ilustrador Afonso Cruz. Será ainda apresentada uma outra obra, intitulada de “A família dos macacos”, da autora Rita Taborda Duarte e ilustrada por Luís Henriques.
Estas atividades decorrem à Segunda-feira às 14h30 e de terça a sexta-feira às 10h00. Os destinatários são crianças dos 3 aos 12 anos e realiza-se com o mínimo de 10 e o máximo de 25 crianças. Para participar é necessário efetuar marcação.

O programa “Oficinas de Verão” vai dinamizar vários eventos em Agosto. 
O Projeto “Try with us” vai promover a atividade Origami no dia 7. No dia 14 será a vez de Construir um planador e um papagaio de papel. No dia 28 irá proceder-se à reciclagem. Esta atividade destina-se a pessoas de todas as idades e tem um custo de inscrição de 5 euros.

Nos dias 11 e 25 será a vez da iniciativa “Cozinheiros em ponto pequeno”, oficina dinamizada por Rita Gomes e destina-se a crianças dos 5 aos 12 anos. A participação é gratuita.

Ainda no âmbito do programa “Oficinas de Verão”, vai realizar-se o workshop “Retrato a Carvão”, por Olesya Mohosh. A participação nesta atividades tem um limite de 10 pessoas e um custo de 20 euros. Será realizado ainda um outro workshop, intitulado de “Artbook” por Belmiro Sousa, para pessoas de idades entre os 8 e os 80 anos, a participação tem um custo de 5 euros. Estes workshops serão realizados nos dias 18 e 21 de Agosto.
Todas as atividades das oficinas de verão têm início às 14h30.

No dia 15 de Junho iniciou-se o projeto “REP – Reutilizar, Educar e Partilhar. 
Atenta aos problemas emergentes da sociedade atual, e como agente de dinamização cultural na comunidade e na vida das escolhas do concelho, a Biblioteca Municipal de Penafiel, em parceria com a unidade de Educação do Município, realiza a 2ª Edição do projeto REP, que consiste num fundo de livros escolares usados. Ao entregar os livros escolares de 2011 e posteriores de que já não precisa, está a ajudar outra família. O fundo de livros escolares contempla manuais do 1º ano ao 12º ano.
Do dia 15 de Junho a 25 de Julho realizou-se a receção de livros e desde o dia 1 de Agosto a 30 de Setembro irá proceder-se ao empréstimo dos livros escolares


Museu Municipal de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel dedica um objeto a cada mês do ano. Em agosto o “objeto do mês” será a Jarra. Trata-se de um Recipiente de tradição castreja de pasta castanha arenosa com muitas partículas pequenas de mica, apresenta uma superfície exterior castanha, alisada. A sua Proveniência é da Necrópole romana de Monteiras (Bustelo).

No dia 8 de Agosto realiza-se o “XI Evento Largo” tendo como atividade o tema “São Jardim” onde, no jardim do Museu, serão celebradas as novas tendências de bem-estar.
Esta atividade inicia-se às 11h00 com uma sessão de Yoga (Gayatri). De seguida, às 12h30 irá realizar-se o Workshop “Nutrição Saudável” com o Chef Mário Rocha, a Nutricionista Cátia Ferreira e Preparador físico Marco Alves. Vai realizar-se ainda, às 14h30 uma Gala de Desportos de Combate.

No âmbito do programa “Ao domingo no Museu”, e tendo por base o objeto do mês, a Jarra, vai decorrer a atividade “Era uma vez uma Jarra”, onde será possível apreciar este objeto com mais de 2000 anos de história. Esta atividade realiza-se no dia 30 de Agosto e terá início às 15h00, e a participação na mesma é gratuita e não necessita de marcação prévia.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários