Câmara Municipal de Penafiel requalifica mais de 40 km de caminhos florestais do concelho

A Câmara Municipal de Penafiel, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a executar um plano de requalificação, regularização e limpeza dos caminhos florestais em vários pontos do concelho, para prevenir e apoiar o combate aos incêndios.

Através desta acção, a Câmara Municipal de Penafiel procede à limpeza e melhoria de dezenas de quilómetros de caminhos florestais, em articulação com as Juntas de Freguesia.
Esta operação, que teve inicio no mês de Junho, já beneficiou cerca de 20 km e prevê beneficiar mais de 40 km de caminhos florestais.
Para além da requalificação, regularização e limpeza dos caminhos florestais o Serviço Municipal de Proteção Civil verificou os 14 pontos de água existentes no concelho, que integram a rede distrital de ponto de água para acesso a meios aéreos, estando assegurada a sua operacionalidade para este período crítico de incêndios florestais.
Durante os trabalhos foram ainda notificados 163 proprietários para a implementação das faixas de proteção na envolvente a edificações situadas em espaço rural, dos quais resultaram 9 autos de contra-ordenação na sequência do seu incumprimento.

O Plano Operacional Municipal para a Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Penafiel para 2015, tem ainda no terreno uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal, pré-posicionada num local estratégico de estacionamento, e que serve de complemento ao dispositivo de combate aos incêndios florestais das 3 corporações de bombeiros do concelho. A Equipa Municipal de Intervenção Florestal assegura também funções de vigilância, 1ª intervenção e apoio ao combate.
O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, durante o período crítico de incêndios florestais que vigora até 30 de Setembro, é proibida a realização de queimas e queimadas devendo também ser adotados comportamentos e atitudes adequados à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção como a implementação de uma faixa de proteção, limpa de vegetação, na envolvente a edificações localizadas em espaços rurais.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários