Mais de 80 mil pessoas na 4ª Noite Branca de Penafiel

Jantares de rua, grupos de teatro, de dança, cantares tradicionais, música, dj`s, animação e o bom tempo que se fez sentir, ditaram o sucesso da Noite Branca de Penafiel, que completou a sua 4ªedição neste ano.
Mais de 80 mil pessoas estiveram presentes nesta grande festa que pintou de branco toda a Cidade de Penafiel.

As ruas da Cidade de Penafiel, as montras e fachadas dos edifícios estiveram engalanadas de diversas maneiras. Fitas, bandeiras e até guarda-chuvas, onde o branco era a cor predominante.
Nesta noite o comércio tradicional esteve aberto com várias promoções aos visitantes do evento. A cultura aliou-se à noite branca e para tal efeito a Biblioteca e o Museu Municipal de Penafiel estiveram abertos.
Em simultâneo decorreu o  “VII Jantar na tua rua”. Os restaurantes e bares saem porta fora e instalaram-se nas ruas e passeios, desde a Praça Escritaria, localizada no Sameiro, até à Avenida José Júlio.

Por diversos pontos da cidade e durante toda a noite não faltou animação a cargo de várias Associações e Grupos do Concelho de Penafiel. Desde escolas de Música e Dança, grupos de Folclore, Cantares Populares, grupos de Teatro e Djs que preencheram de alegria e diversidade cultural as ruas da nossa cidade.
Quando deu 1h da madrugada subiu ao palco, no campo da feira, a Banda Santamaria que atuou perante milhares de pessoas. A animação continuou pela cidade, até amanhecer, com animação a cargo de vários djs e bares que se instalaram por toda a cidade.

Em nota de imprensa, para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou a importância do evento, referindo que: “O evento Noite Branca tem, ano após ano, conquistado cada vez mais visitantes. Este ano tivemos mais de 80 mil pessoas na nossa cidade. O nosso objetivo é claro, trazer para a rua as qualidades dos penafidelenses no domínio das artes, do teatro, da música e da animação de rua, sem esquecer a grande hospitalidade desta cidade. Fazemos desta iniciativa uma grande festa na qual a comunidade se mobiliza e se envolve de uma forma entusiástica. Um bem haja a todos que participaram neste 4.ª edição.”

A Noite Branca resulta numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da ADISCREP (Associação para o Desenvolvimento de Penafiel), em parceria com Associação Empresarial de Penafiel.

A Noite Branca surgiu em 2012 numa forma de assinalar o encerramento do ano letivo da Universidade Sénior, com demonstração das atividades desenvolvidas, ao longo do ano, por parte dos alunos.  Começou por ser apenas Jantar de Rua, com os restaurantes do centro histórico, mas de forma a ter mais impacto aliou-se o conceito inovador da Noite Branca, que se revelou um sucesso tremendo e que atualmente une toda a cidade, na sua promoção e dinamização.

Ficam mais algumas fotografias do evento:




Comentários