Penafiel | Suum Cuique, Vision Fortune, Toundra, Jesse e Turzi entre as primeiras confirmações no Festival Ignition 2015

A edição 2015 vai integrar num único festival não só a celebração de música mas também um evento artístico numa intersecção e celebração de música, arquitetura e natureza, num evento que cresceu de um período de 3 dias para uma janela de tempo que durará 3 meses até ao início do festival.

O Festival Ignition, após uma pausa de 5 anos, volta com um novo conceito e assume-se como uma intersecção e celebração de música, arquitetura e natureza, numa organização da Câmara Municipal de Penafiel e a Cosmonaut.


A nível musical, a identidade do Ignition irá privilegiar novos talentos portugueses, projetos internacionais de grande notoriedade e reconhecimento mundial, muitos deles pisando pela primeira vez palcos portugueses.


Pautado por uma grande vontade de explorar novas sonoridades e intervenções artísticas, a ambição do Ignition tem como objectivo a criação de um novo paradigma de festival de Verão na região do Tâmega e Sousa, e tornar-se uma nova referência do concelho de Penafiel.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “Depois de 5 anos de pausa, o festival Ignition regressa com excelentes condições para a sua reafirmação no panorama de festival de referência. Esta edição vai reunir várias novidades, desde logo o programa, com uma vasta qualidade, com um alinhamento que procurou os melhores ritmos musicais alternativos, não só na Europa mas também nos Estados Unidos. Várias bandas que constam no cartaz vão apresentar-se, pela primeira vez, no continente europeu. Referir ainda que o Ignition vai manter a sua matriz de projecção de bandas penafidelenses, permitindo a estas bandas partilhar o palco com outras bandas com mais experiência. Relembrar que o Igniton vai dinamizar várias actividades de promoção do evento, em Penafiel, aliando a música, à arquitetura e à natureza.”

As primeiras confirmações do Ignition, que irá ocorrer nos dias 11,12 e 13 de Setembro, na quinta do Carrazêdo, em Santiago de Subarrifana - Penafiel, onde a sua paisagem bucólica e idílica complementa-se de forma perfeita e natural com a filosofia deste festival, são todas estreias em Portugal.


Fazem parte duma linha musical eclética e diversificada de artistas todos eles em ascensão, aclamados dentro das publicações de música e arte mais respeitadas no universo dos media, com actuações em alguns dos festivais independentes mais importantes do mundo tais como o Primavera Sound e Festival Internacional de Benicàssim em Espanha, O South By Southwest Music Film (SXSW) e Museum Of Modern Art PS1 (MoMA) nos EUA e o All Tomorrow’s Parties em Inglaterra.

Suum Cuique, um dos vários alter egos do inglês Miles Whitaker, dará o seu primeiro concerto de sempre na Europa no Ignition. Sendo um dos mais respeitados músicos do actual panorama electrónico mais vanguardista, quer pelos fãs quer pela crítica especializada. Os seus trabalhos são sempre aclamadíssimos por todos, pelo que poderemos ser presenteados com novos temas deste prolifico artista.


Vision Fortune, banda experimental de Londres, captaram desde cedo as atenções da conceituada editora e promotora ATP, pelo que trarão na bagagem na sua estreia em solo nacional o segundo álbum “Country Music”, com músicas que alternam entre o rock psicadélico, shoegaise e noise. Foram um dos projectos que mais atenção concentraram no evento anual de música promovido pelo Museu de Arte Moderna em Nova Iorque (MoMA).


Toundra, banda espanhola de post-rock, são o segundo projecto musical em Espanha que mais álbuns vende por todo o território. Já pisaram vários palcos por esse mundo fora e vem ao Ignition apresentar o álbum “IV”.

Turzi incorporam de forma perfeita kraut, rock, electrónica e psicadélico nos seus temas, remetendo por vezes para referências musicais de compositores de cinema tais como Ennio Morricone, Angelo Badalamenti e Jean-Claude Vannier. Será também um dos concertos mais excitantes desta edição.

A fechar esta primeira ronda de nomes, temos o projecto penafidelense Jesse, donos de uma sonoridade rock contagiante que promete deixar todos mexer.




A Câmara Municipal de Penafiel recebeu durante 3 semanas os alunos do programa INDA, International Program for Design and Architecture, departamento inserido na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Chulalongkorn, Banguecoque, numa experiência que marcou o início do Festival, inserido no âmbito dos “Laboratórios Ignition”.

Com o extenso e ambicioso programa do Ignition, surgiu a oportunidade de desenvolver e construir com o INDA, o primeiro palco itinerante do Festival, em tour desde os meses de julho e agosto até à derradeira aterragem nos prados da quinta de Carrazêdo em Penafiel, para os três dias de Ignition.


Deste modo, durante as semanas de 15 de Junho a 4 de Julho, os alunos conceptualizaram, juntamente com a equipa técnica portuguesa - Hélder Casal Ribeiro (FAUP), Hugo Ferreira e Nuno Melo Sousa (INDA), o layout e organização espacial do recinto do Festival, o desenho e construção do palco “Ignition Pop-Up” e respectivo sistema de iluminação - programado e desenhado de raiz para responder à intensidade rítmica emitida no palco, sendo um elemento único de divulgação e promoção do festival, com uma linguagem única, inspirada em odisseias espaciais da leitura aos quadradinhos.


Este palco foi inaugurado no dia 4 de Julho, no primeiro de cinco eventos que irão acontecer em vários locais da cidade de Penafiel, com o intuito de promover o festival e dar a conhecer uma das suas faces mais visíveis, durante os meses de Julho e Agosto.


As bandas que irão actuar nas várias datas são todas novas referências no panorama actual nacional, sendo que no dia 17 de Julho teremos concertos dos portuenses The Sunflowers, no dia 25 de Julho teremos L, projecto musical de Penafiel, no dia 15 de Agosto teremos os barcelenses 10000 Russos e em jeito de conclusão, no dia 5 de Setembro teremos o projecto Gonçalo a actuar no Ignition Pop-Up.


Os Laboratórios Ignition voltam a acontecer em Agosto e Setembro, mantendo a continuidade da premissa principal iniciada no workshop internacional da INDA, aliar a arquitetura à musica, fazendo com que todas as infraestruturas, e o próprio recinto, sejam pensados e desenhados para o culminar desta experiência.


Assim, entre os dias 14 de Agosto e 9 de Setembro, coordenados por nomes em ascensão no panorama nacional e internacional, em áreas multidisplinares da arquitectura, como Nuno Pimenta, La Fresquera e os Fpoetics, do design gráfico como os Epiforma, e na ilustração como o Zé Burnay, terá lugar o segundo e ultimo “Laboratório Ignition”, em que a participação é aberta a todas as pessoas.

Num processo participativo/formativo, estudantes de arquitectura e de outras áreas, terão oportunidade de fazer parte do festival na criação e construção do mesmo.

Em suma, o Ignition é o reflexo de um processo participativo, numa manifestação de experiências do público, do músico, do carpinteiro, do estudante. O Ignition 2015 é a peça final, é o ensaio, é o palco e o bastidor.

Mais informações sobre o Ignition 2015 em:

Facebook - http://www.facebook.com/ignitionfest
Instagram - http://instagram.com/ignitionfestpt/

Fonte desta notícia |  Câmara Municipal de Penafiel, através do seu Gabinete de Comunicação

Comentários