Penafiel | Ao Domingo no Museu: " Era uma vez uma jarra"

Próximo domingo, dia 30 de Agosto de 2015, às 15h00, no Museu Municipal de Penafiel

Atividade do mês: "Era Uma Vez Uma Jarra"
Graças ao trabalho dos arqueólogos podemos hoje apreciar um objeto, como esta jarra, com quase 2000 anos de história. Este mês vamos conhecer um pouco mais sobre a atividade arqueológica.

Objeto do mês: Jarra
Recipiente de tradição castreja; pasta castanha arenosa com muitas partículas pequenas de mica; superfície exterior castanha, alisada, distinguindo-se o espatulado vertical sobre o colo; interior com resíduos do conteúdo indeterminado agarrados à parede.

Proveniência: Necrópole romana de Monteiras (Bustelo), sepultura número 39. Depósito de incineração com cinzas, carvões e fragmentos de osso cremado, de forma alongada, no qual foi colocada esta jarra juntamente com um púcaro e um copo. A intervenção arqueológica realizada entre 1993 e 1995 e codirigida por Gilda Correia Pinto e Teresa Soeiro revelou um cemitério com sepulturas de incineração datadas de meados do século I a meados do III d. C e enterramentos de inumação de cronologia balizada entre o final do século III e a primeira metade do século IV d.C..

Fonte da Notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários