Penafiel cumpriu tradição secular em dia de São Bartolomeu

Na passada segunda-feira, dia 24 de Agosto, a Cidade de Penafiel  voltou a cumprir a tradição secular em de dia de São Bartolomeu.

Milhares de pessoas participaram fizeram questão de visitar e participar na  tradicional Feira das Cebolas ou de S.Bartolomeu, que se realizou na Cidade de Penafiel
As ruas envolventes ao Santuário e Igreja de Nossa Senhora da Piedade, vulgo Sameiro, transformaram-se numa verdadeira feira onde de  tudo se vendia...desde roupa, calçado, utensílios de cozinha, produtos electrónicos, entre muitos outros. 

Como o nome indica, na Feira das Cebolas, a cebola foi rainha da festa,, e além dos milhares de quilos que estiveram pelas ruas, decorreu também o tradicional concurso das cebolas que premiou os melhores exemplares presentes no certame.
Na Avenida Gaspar Baltar dezenas de vendedores, apesar da crise, conseguiram escoar milhares de quilos de cebolas.

Outro ponto de romagem da feira foi o Santuário do Sameiro, onde se encontra para veneração, em altar próprio, a imagem de S.Bartolomeu.
Como manda a tradição, neste dia o diabo é solto. O Livro "Penafiel Há Cem Anos" refere: "é de tradição que em dia de São Bartolomeu, o diabo ande à solta..."


Um Pouco de História
 Esta secular feira, quando a Vila de Arrifana de Sousa ganhou estatuto de Cidade com o nome de Penafiel  em 1770, ainda se realizava junto da capela de São Bartolomeu no lugar de Louredo, onde os frades do convento dos Capuchos vendiam aí as suas cebolas. 
Mais tarde, por falta de espaço, a feira mudou para o Monte do Povo, onde mais tarde nasceu o Santuário do Sameiro. A feira das Cebolas foi-se realizando no lugar da Devesa até meados do Século XX. Na actualidade a feira realiza-se na Avenida Gaspar Baltar e ruas envolventes ao santuário.


Ficam alguns registos fotográficos desta tradição de Penafiel






Comentários