Câmara de Penafiel recebeu atletas penafidelenses medalhados do Special Olympics World Games-Los Angeles 2015

 A Câmara Municipal de Penafiel recebeu hoje, dia 9 de Setembro, a comitiva do clube penafidelense HPA.Gym, do qual fazem parte os atletas penafidelenses medalhados no Special Olympics World Games - Los Angeles 2015.

Realizado entre os dias 24 de julho a 2 de agosto, em Los Angeles, o Special Olympics World Games contou com a participação de 7000 atletas, em representação de 165 países.
Num dos maiores eventos mundiais para atletas paralímpicos, os atletas penafidelenses Ana Rafael, de 15 anos, das Termas de S. Vicente; Hélder Moreira, de 22 anos e Artur Silva, de 25 anos, ambos de Rio de Moinhos, estiveram em grande destaque no Special Olympics World Games, ao conquistarem 15 medalhas.
Integrados na delegação portuguesa, que teve um total de 53 atletas em diversas modalidades, Ana Rafael arrecadou 5 medalhas (3 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze), Hélder Moreira 5 medalhas (3 de ouro e 2 de bronze) e Artur Silva 5 medalhas (4 de prata e 1 de bronze), na modalidade de ginástica artística.
O clube penafidelense HPA.Gym registou mais 3 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) de Maria Moreira, de Rebordosa-Paredes, arrecadando assim um total de 18 medalhas.
Esta equipa contribuiu com 40% das 44 medalhas arrecadadas pela delegação portuguesa.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “É com grande orgulho e felicidade que hoje recebemos os nossos atletas do Special Olimpics World Games. Quero começar por realçar e felicitar o grande sucesso desta equipa ao alcançar 18 medalhas, o que representou um terço das medalhas conquistadas pela delegação Portuguesa. Estes atletas são um exemplo de sucesso para todos os desportistas, pois provaram que com esforço, dedicação e perseverança, podemos alcançar os nossos objetivos. Parabéns aos nossos atletas, ao clube HPA.Gym e à professora Paula Oliveira que foi incansável na preparação antes e durante o Special Olympics World Games.”
A preparação e acompanhamento técnico destes quatro atletas do ClubeHPA-Gym esteve a cargo da professora Paula Oliveira.
Ginástica artística é uma disciplina de ginástica onde os ginastas executam exercícios curtos (variando de cerca de 30 a 90 segundos) em diferentes aparelhos. Masculinos- Saltos, Paralelas Simetricas, Cavalo com Arções, Argolas, Solo e Barra Fixa; Femininos- Saltos, Paralelas Assimetricas, Trave e Solo.
Em todas as competições dos Special Olimpics os jovens fizeram 2 provas sendo na primeira (preliminar) e feita uma seriação de acordo com as idades e as capacidades atléticas, contabilizando em 25%. Na 2ª prova (final) os atletas competiram por níveis e as suas avaliações contaram em 75%, dando o somatório desta duas classificações o resultado final, por divisão.

Fonte desta notícia - Câmara Municipal de Penafiel

Comentários