Município de Penafiel deu as boas vindas a professores e educadores do Concelho e assina protocolos com agrupamentos de escola

No passado dia 15 de setembro teve lugar, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel e ainda a assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta cerimónia de receçao aos professores e educadores serve também para prestar uma justa homenagem a todos os docentes que, afincadamente, dia após dia, prestam um serviço educativa de qualidade no nosso concelho, o que muito orgulha o nosso município. O nosso objectivo é claro, continuar a trabalhar em articulação com os professores e educadores no sentido de elevar a qualidade do ensino e claro, juntos, alcançarmos este objectivo, como o fizemos com o abandona escolar. Para o presente ano lectivo, o Município de Penafiel vai manter todos os apoios prestados, introduzindo uma nova iniciativa, a “oficina das ciências “. Esta iniciativa insere-se no campo da Ciência com diversão, isto é, um programa educativo e de entretenimento sobre o conhecimento científico, que proporciona o prazer de descobrir e de aprender. Aproveito para desejar a todos um ano escolar de sucesso, redobrando a minha disponibilidade e proximidade junto de toda a comunidade educativa.
Os protocolos celebrados de autonomia financeira entre o Município de Penafiel e os agrupamentos de escola, para o ano letivo 2015/2016, registaram um aumento de 10% no valor disponibilizado para a implementação do projeto educativo e um aumento de 25% nas verbas atribuídas para a aquisição de material didáctico-pedagógico.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Em Penafiel a educação continua a ser um eixo prioritário no contexto do desenvolvimento do nosso concelho. Para este ano lectivo vamos manter todos os apoios que até agora prestamos para que todos os alunos e crianças tenham as mesmas condições de acesso à educação. Apesar dos constrangimentos financeiros, vamos aumentar ainda em 10% as verbas destinadas a implementação do projeto educativo e em 25% para a aquisição de material didáctico-pedagógico. Através deste aumento de verbas, na área da educação, estamos também a apoiar as famílias, libertando-as de mais gastos adicionais. A todos os professores, educadores e alunos, um bom ano letivo!”
Refira-se que a verba atribuída à implementação do projeto educativo será destinada às EB´1 e JI´s e a verba atribuída à aquisição de material didáctico-pedagógico será destinada aos alunos das EB´s1.
O Município de Penafiel continua a reforçar a sua aposta na educação com a construção de 4 centros escolares, e inaugurados a curto prazo, nas freguesias de Termas de S. Vicente, Duas Igrejas, Irivo e Boelhe, num investimento a rondar os 5,5 milhões de euros.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários