Visite Penafiel | 27 Setembro- Dia Mundial do Turismo

Ontem, 27 de Setembro, assinalou-se o Dia Mundial do Turismo! 
O "Riquezas e Tradições de Penafiel" dá-lhe a conhecer alguns motivos que fazem de Penafiel uma cidade de visita obrigatória! ;)


História
Penafiel é a 2ªcidade mais antiga do distrito do Porto, sendo a 20ª de Portugal continental.
Foi elevada a cidade a 3 de Março de 1770 por carta régia de D.José I. Também já foi sede de Bispado.
O longo passado histórico de Penafiel está presente em cada esquina, em cada praça, rua...
Para conhecer a História de Penafiel e suas gentes visite o Museu Municipal de Penafiel, um dos melhores da Europa e considerado Museu Português do Ano em 2010.

Património
A Cidade de Penafiel contém um centro histórico único e com um vasto património edificado.
Aventure-se e percorra as ruas mais antigas da cidade, e admire os edificios antigos, com suas fachadas, decoradas com azulejo, com magnificos brasões e com as suas varandas trabalhadas a ferro forjado.
O Património religioso edificado é outra das propostas que deixamos. Penafiel alberga dentro de si várias Igrejas e Capelas.
As Igrejas da Ajuda, Carmo, Freiras, Matriz, Sameiro, Calvário, Misericórdia, Capuchos e as Capelas de Santa Luzia, S.Roque e dos Passos são de visita aconselhável. Entre e aprecie as belas traças arquitetónicas dos templos, as ricas imagens de arte sacra, os retábulos, as alfaias litúrgicas, entre muitos outros objetos de valor para os Penafidelenses.
Visite ainda os Monumentos espalhados pela cidade, desde as estátuas e esculturas, todas elas dignas de destaque.
Penafiel é uma verdadeira caixinha de surpresas e há sempre algo a descobrir!



Lazer
Penafiel é também uma cidade de lazer. Visite os jardins românticos da cidade. O Jardim do calvário, do sameiro, da praça da República e o Parque da Cidade e desfrute da natureza, em pleno meio urbano. 
Visite a Quinta da Aveleda, um dos locais mais belos de Portugal, e desfrute de locais emblemáticos onde a natureza se une à construção humana.
A Cidade tem ainda vários locais para diversão e prática de desporto. Destacamos o Parque Intergeracional, a zona de Penas e o Parque de Diversões Magikland, que faz a delícia de miúdos e graúdos.
Pode ainda desfrutar do merecido descanso nos principais hoteis da cidade. O Penahotel e o Penafiel Park Hotel & SPA

Cultura
Penafiel tem vários espaços de cultura. Desde o Museu Municipal, Museu de Arte Sacra e a Biblioteca.
As atividades mensais da Biblioteca e Museu e  o Escritaria, Festival Literário e a Linha de Arte, que divulga os jovens artistas do concelho, são algumas das propostas

Festas, Feiras e Romarias
A Cidade de Penafiel, apesar de velhinha, mantém as suas tradições!
O Carnaval, as sumptuosas procissões da Semana Santa, a Festa da Flor, a Senhora do Carmo, o Corpo de Deus-Festas da Cidade e Concelho com o Carneirinho, Cavalhada, Bailes Tradicionais e a Majestosa Procissão ( tradições únicas no país), o S.Roque, a Noite Branca, a Santa Luzia, o S.Bartolomeu/Agrival, a Senhora da Ajuda e o S.Martinho, são algumas das festas que animam a Cidade de Penafiel. 

Gastronomia
Os pratos típicos de Penafiel certamente o vão deixar com água na boca. Muitas vezes associados às festividades, fica o convite para entrar nos restaurantes, bares e tascas tradicionais e provar as iguarias penafidelenses que são de comer e chorar por mais.
Dos pratos gastronómicos destaque da Lampreia à bordalesa, cabrito assado, com batata e arroz de forno, papas de sarrabulho, bacalhau com broa e os rojões com castanhas e farinheira.
Nos doces típicos destaque para os bolinhos de amor, o pão podre e as tortas de S.Martinho.
Mas são muitos mais os produtos tipicos... desde os queijos da aveleda, os vinhos verdes, o pão com chouriço, as broas e licores caseiros, entre outros...

Já sabe! Visite Penafiel

Comentários