Escritaria 2015 | Penafiel homenageou Mário Cláudio

Penafiel transformou-se na cidade do romancista Mário Cláudio de 15 a 18 de Outubro.

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho e Lídia Jorge, foi, este ano, Mário Cláudio o nome que ficou ligado à cidade.
O Festival Literário ESCRITARIA transformou Penafiel durante 4 dias numa cidade onde se respirou e se sentiu a literatura um pouco por todo o lado.
Arte de rua, exposições, conferências, teatro, música, cinema, lançamentos de livros e exposições contaminaram tudo e todos com a vida e a obra do romancista.

Para Mário Cláudio, Escritor homenageado do Escritaria 2015: “A Escritaria transformou Penafiel numa espécie de Capital da Literatura Portuguesa, principalmente da Literatura Contemporânea. Este festival é uma ideia muito bonita, que coloca Penafiel no mapa da Cultura Portuguesa. Estou agradavelmente surpreendido, é muito bom estar aqui. Espero que este momento seja vivido em harmonia e que eu consiga corresponder às pessoas com a espontaneidade e generosidade com que elas me estão a tratar. Este festival é ainda uma oportunidade rara que se abre aos autores, porque nos tira da “Torre de Marfim”, de uma forma saudável, que nos permite saber qual a aproximação, ou o afastamento, que as pessoas têm em relação ao nosso trabalho. Parabéns ao Escritaria, parabéns a Penafiel.
Aquando da inauguração de arte pública, a Escritaria 2015 prestou homenagem a todos os escritores que passaram por Penafiel desde 2008 com uma largada de balões com as frases mais marcantes da vida e da obra de cada um deles.
Todos os cidadãos e visitantes de Penafiel tiveram oportunidade de escolher um balão e de participar nesse momento que homenageou também o poeta penafidelense, Afonso Leal, que faleceu recentemente. Além deste momento de homenagem a um grande poeta local, Afonso Leal foi recordado aquando do encerramento do Escritaria, no dia 18 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Penafiel, com uma interpretação encenada e declamação de quadras do poeta penafidelense, Afonso Leal.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “Depois de 8 edições do “Escritaria”, a Cidade de Penafiel, e todo o concelho, continua a viver intensamente a literatura, as letras e a lusofonia de uma forma completamente diferente. O Escritaria tem a capacidade de tirar as letras e a literatura dos lugares onde normalmente estão confinadas, trazendo a literatura para a rua, nestes 4 dias de festival literário. Pretendemos dar a oportunidade de estabelecer uma proximidade com alguns dos nomes de maior referência da literatura Portuguesa. Esta edição contou ainda com a colaboração especial da comunidade escolar que concebeu um conjunto muito interessante de Arte de Rua e que nestes 4 dias foram apreciadas nas ruas e nos recantos de Penafiel. Nesta edição quero obviamente agradecer a presença de Mário Cláudio, mas também deixar aqui, a minha sentida homenagem a Afonso Leal, o nosso poeta penafidelense, que também foi homenageado nesta edição.

Conhecido por escolher a cidade de Penafiel como forma de inspiração, Afonso Leal destacou-se pela sua simpatia, humildade e carinho para com as pessoas, sempre que estas o interpelam para pedir um poema de sua autoria.
No seu extenso currículo, o poeta popular escreveu dois poemas intitulados "Mãe" e "Seu eu fosse pintor" no qual fazem parte do álbum do Grupo de Guitarras de Penafiel e ainda o seu livro “Pensamentos, Palavras e Poemas” livro que retrata temas mais simples e complexos da sociedade, tais como racismo, amor, liberdade, sonhos, amizade, a cidade de Penafiel e personalidades como Amália Rodrigues, Fernanda Ribeiro entre outros.

Notícia- Câmara Municipal de Penafiel
Fotografias- Riquezas e Tradições de Penafiel 
Veja mais algumas fotografias do Escritaria 2015:









Comentários