Penafiel mantém taxa mínima do IMI e reduz 20% às famílias com 3 ou mais filhos

Depois de o Município de Penafiel ter sido pioneiro, em 2013, na adopção de medidas que beneficiam as famílias com mais filhos, por exemplo, nos descontos nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos e no apoio ao arrendamento, a Câmara Municipal de Penafiel vai continuar a manter, em 2016, a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e vai reduzir até 20% para as famílias com três ou mais filhos.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Enquadrando-se na nossa prioridade no que diz respeito ao apoio social, vamos continuar a apostar em políticas de proximidade e apoio à natalidade como é o caso da redução de 20% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as famílias com três ou mais filhos, apesar de o município já cobrar a taxa mínima legal (0,3%). Em Penafiel, vamos manter a atenção e dar incentivo, dentro das nossas possibilidades, às nossas famílias.
A medida da redução de 20% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as famílias com três ou mais filhos foi agora possível após a alteração legislativa que o Governo introduziu no Orçamento do Estado, no âmbito dos apoios à natalidade.
Mesmo mantendo a taxa mínima do IMI (0,3%), refira-se que o Município tem continuado a investir fortemente na área social, através do plano municipal solidário, plano esse que já permitiu apoiar milhares de famílias Penafidelenses, num esforço financeiro na ordem dos 3 milhões de euros, em diversas áreas como o arrendamento, energia, aquisição de medicação, refeições escolares, entre outras. Também ao nível das obras de proximidade, o Município de Penafiel teve uma forte dinâmica, ao longo de 2014, com investimentos em todas as freguesias do concelho de Penafiel. Ciente das dificuldades que as associações e colectividades do concelho de Penafiel atravessam, o Município fez ainda um esforço financeiro de apoio a estas associações num montante superior a 1 milhão de euros. A autarquia investiu ainda cerca de 500 mil euros na integração de jovens no mercado de trabalho.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários