99 % dos utentes de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva têm médico de família

O ACES Tâmega Sousa II – Vale do Sousa Sul aprestou em Penafiel, no dia 23 de Novembro, os Resultados de Desempenho do Triénio 2012/2015.

Segundo os dados, apresentados por Sandra Rita, Diretora executiva do ACES Vale do Sousa Sul, “os utentes abrangidos por este ACES, que integra 21 unidades de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva, têm uma cobertura de médicos de família de 99%. Os dados mostram ainda que em 2014, 71% das mulheres, entre os 50 e os 70 anos realizaram uma mamografia quando a média nacional não chegou aos 50 %. No que diz respeito a doentes diabéticos, mais de 76 % efetuaram exames ao pé, percentagem bastante superior à apresentada a nível nacional que fica pelos 49 %. Outro sinal positivo é o facto de o Aces do Vale do Sousa Sul ter prescrevido medicamentos genéricos a mais de 54 % dos utentes, enquanto a média nacional é de apenas 50 %.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “A apresentação dos resultados do nosso ACES demonstra que o nosso território está num bom caminho no que diz respeito aos cuidados de saúde. Estes são indicadores que estão muito acima da média nacional. Os padrões de qualidade dos serviços de saúde que são prestados à nossa comunidade, nas diferentes unidades de saúde, são indicadores de referência na região Norte, mas também a nível nacional. No domínio da saúde, os excelentes resultados obtidos deixam-nos com uma maior confiança no serviço nacional de saúde.
Para Sandra Rita, Diretora executiva do ACES Vale do Sousa Sul: “Os resultados que hoje foram apresentados são muito positivos, e isso revela que o nosso esforço em criar melhores condições para os nossos utentes estão a ser bem direcionados. Os profissionais estão de parabéns por conseguirmos apresentar resultados que estão acima das médias nacionais.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários