II Liga | F.C.Penafiel perdeu com Desportivo das Aves (0-2)

O Desportivo das Aves impôs esta quarta-feira a primeira derrota caseira ao Penafiel, ao vencer por 2-0, num encontro entre equipas com ambições de subida na edição 2015/16 da Segunda Liga. Os golos que fizeram a diferença no resultado foram anotados na segunda parte e tiveram assinatura de Pedró, aos 49 minutos, que ainda viria a desperdiçar uma grande penalidade, e Zé Valente, aos 70, este de trivela, de fora da área.


O triunfo do Aves não merece contestação e explica-se com a melhor qualidade individual e coletiva de uma equipa que, sob a orientação de Ulisses Morais (substituiu Abel Xavier à sexta jornada), soma oito triunfos, um empate e uma única derrota, entre campeonato e Taça de Portugal.


Num jogo intenso e equilibrado, em especial no primeiro tempo, viram-se duas equipas sempre de olhos postos na baliza contrária e a exibirem bons argumentos, apesar do ligeiro ascendente dos avenses, com Mendy e Renato Reis a ficarem próximos do golo nos primeiros 45 minutos, contra apenas um lance de perigo de Yero para os locais.


O Aves mostrou ser uma equipa mais consistente - sólido a defender, apresentou um meio-campo de trabalho, com Ericssson a assumir as despesas de cobertura, mas também imaginativo, com Pedró, Zé Valente e Renato Reis em evidência, e um ataque possante, com Mendy na pressão e Alexandre Guedes nas sobras.


Com várias ausências na equipa, entre lesões e castigos (Diogo Melo, Tiago Barros ou Caetano), o Penafiel teve mais dificuldades na ligação do seu jogo, sendo mais previsível nas suas ações, e acabou por não resistir à melhor qualidade do adversário.


Mendy, aos 49 minutos, arrancou pela direita, num lance individual concluído com um centro atrasado para Pedró, vindo de trás, inaugurar o marcador, após uma primeira ameaça de Zé Valente.


Os locais reagiram bem ao golo e conseguiram mesmo remeter o Aves ao seu meio-campo, embora sem tradução em oportunidades de golo (Quim, que na próxima semana completa 40 anos, só teve uma defesa complicada aos 80 minutos), e seria o Aves, aos 70, a praticamente sentenciar o encontro, com uma trivela de Zé Valente à entrada da área.


Foi um dos melhores momentos do jogo e o castigo penafidelense só não foi maior porque Pedró, aos 76, desperdiçou uma grande penalidade, após falta de Luís Dias sobre Renato Reis dentro de área, ao rematar por cima da baliza de Coelho.


Com este triunfo, o Aves descolou do Penafiel e passou a somar 22 pontos, mais três do que o Penafiel, ambos na primeira metade da tabela classificativa. 

Notícia da autoria e partilhada do site:

Comentários