Misericórdia de Penafiel celebrou 506ºaniversário

No passado sábado, dia 31 de Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel celebrou o seu 506ºaniversário.

As cerimónias tiveram início com uma missa solene na Igreja da Misericórdia, presidida por sua Excelência Sr Bispo do Porto, D.António Francisco dos Santos.
A Igreja tornou-se pequena para as muitas pessoas que quiseram assistir à celebração, onde foram lembrados todos os que passaram pela Santa Casa de Penafiel. Na homília, o Sr Bispo destacou a importância da Misericórdia na sociedade, relembrando ainda o "Jubileu da Misericórdia" que será vivido pela Igreja.
Na cerimónia esteve o Frei Luís, da Comunidade Franciscana de Penafiel e o Pároco de Penafiel e Capelão da Misericórdia de Penafiel, Padre Paulo Jorge.
Ainda várias entidades, entre as quais, Antonino Sousa, Presidente da Câmara de Penafiel e Micael Cardoso, Presidente da Junta de Penafiel.
No final decorreu um jantar aniversário, com mais de 200 pessoas, onde foi homenageada Drª Adelaide Galhardo.
O Sr Bispo também visitou o museu de Arte Sacra.

As Misericórdia foram fundadas em 1498 por D.Leonor. Não existe documento que ateste, com certeza absoluta, dia e ano de fundação da Irmandade da Misericórdia de Penafiel (ou de Arrifana de Sousa como até à elevação a cidade, em 1770, se chamava). O que é certo é que desde Abril de 1649 se afirma que o ano de fundação da Irmandade foi 1509, ainda no reinado de D. Manuel I.




Comentários