Penafiel | Professores desenvolvem mobiliário escolar focado na saúde corporal

Município de Penafiel apoiou projeto que chega agora a 350 crianças
Dois professores do agrupamento de escolas Joaquim Araújo em Penafiel, Emília Alves e Duarte Nuno Carneiro, desenvolveram uma linha de mobiliário escolar que resulta de um projeto científico de investigação sobre a postura corporal.

No âmbito do estudo foram realizadas medições antropométricas aos alunos do 1º Ciclo do Concelho de Penafiel tendo o estudo detetado uma elevada percentagem de casos de crianças com desalinhamento postural, cuja maioria passará com a idade, mas dos quais alguns casos apresentam desalinhamentos mais acentuados constituindo curvaturas visíveis a olho nu.
Esta nova linha de mobiliário evolutivo permite acompanhar e respeitar as fases de crescimento de cada criança para ser utilizada no primeiro ciclo ou seja para crianças entre os 6 e os 9/10 anos.
A cadeira está preparada para fazer um ajustamento simultâneo em três pontos (altura do assento, profundidade do assento, altura do encosto), fundamentais ao conforto e suporte anatómico do aluno sendo a mesa igualmente ajustável (em altura e inclinação do tampo).
No âmbito do estudo surgiu uma parceria com o Município de Penafiel que apoiou o próprio estudo e que equipou 16 salas de aula em 4 centros escolares distintos permitindo que mais de 350 crianças possam beneficiar destes novos mobiliários escolares centrados na postural corporal.
Para Emília Alves, coordenadora do projeto ”Considerando o tempo que cada criança permanece sentada na escola por dia, por semana, mês e ano, a postura corporal adequada é claramente um fator determinante para um desenvolvimento físico saudável e uma melhor capacidade de atenção/concentração no processo de aprendizagem. Esta linha de mobiliário vai ajudar os mais pequenos a adoptar a postura mais correta do ponto de vista da saúde favorecendo, assim, o processo de aprendizagem.”

O projeto visa ainda normalizar procedimentos de diagnóstico precoce em ambiente escolar, para despiste de desalinhamentos posturais, avaliar a postura corporal numa perspectiva de analise comportamental, de carácter longitudinal e ainda a criação de uma linha mobiliário escolar para estudo piloto tendo em conta as orientações técnico-científicas.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A aposta do Município na colocação deste mobiliário nos 4 Centros Escolares, recentemente inaugurados, tem como objetivo melhorar e valorizar todas as componentes que dizem respeito à saúde e aprendizagem dos nossos alunos, através de uma melhor postura corporal. O Município de Penafiel está a colaborar muita ativamente nesta investigação. Estamos otimistas em relação aos futuros resultados, tendo como objetivo principal ajudar as nossas crianças.”
O mobiliário foi desenvolvido e fabricado pela empresa Portuguesa NAUTILUS, no âmbito da parceria com a autarquia e os investigadores.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários