Município de Penafiel passa de 259º (2014) para a 70º posição (2015) no ranking do Índice de Transparência

O Município de Penafiel que ocupava, em 2014, o 259º lugar no ranking ITM (Índice de Transparência Municipal), entre os 308 municípios, ocupa agora, em 2015, a 70º posição, registando uma subida de 188 posições na classificação do Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC).

Este estudo mede o grau de transparência das 308 câmaras municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas suas páginas oficiais de Internet.
O Índice de Transparência Municipal (IMT) é composto por 76 indicadores agrupados em sete categorias: Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, taxas, preços e regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.
A nível nacional, a Câmara Municipal de Penafiel foi a 11º Autarquia que mais subiu na classificação do ITM 2015 e a 1º Autarquia que mais subiu no Tâmega e Sousa.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta subida de 188 posições no ranking do Índice de Transparência comprova o esforço do Município de Penafiel no que diz respeito ao trabalho desenvolvido para garantir a transparência da atividade municipal. Prova disso foi o investimento no novo site da Câmara Municipal de Penafiel com novas funcionalidades que permitem disponibilizar mais informações.
Para mais informações consulte a página oficial do ITM: 

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários